Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte

31/10/2016 - Cultura
O piano de Arthur Moreira Lima no largo da Catedral
Pianista é considerado uma das mais importantes personalidades da cultura brasileira

foto/divulgação: Divulgação

Músico apresenta o projeto \

O largo da Catedral de Florianópolis receberá nesta sexta (4) o projeto 'Um piano na estrada',  com o pianista Arthur Moreira Lima. Com um repertório acessível e cuidadosamente selecionado, o musico irá apresentar obras  de Bach, Mozart, Beethoven, Chopin, Liszt, Pixinguinha, Villa-Lobos, Ernesto Nazareth, Luiz Gonzaga e Astor Piazzolla, entre outros compositores da música clássica e popular, brasileira  e universal. Em caso de chuva o evento acontecerá dentro da catedral.    

 

O evento é realizado pelo Consórcio Honda e conta com o apoio da Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e  Fundação Franklin Cascaes.  A apresentação será às 19 horas. O projeto contempla 12 cidades catarinenses. Blumenau receberá o espetáculo no dia 6; a última apresentação será cidade de Videira, no dia 11.   

 

Além do concerto de Arthur Moreira Lima, a partir das 17 horas haverá a apresentação do grupo de choro do professor  Geraldo Vargas da Escola Livre de Música, que é composta por 16 alunos da escola. Em seguida, tem a apresentação cultural do Grupo Biblio Balé do Projeto Latinha, da Biblioteca Municipal Professor Barreiros Filho.

 

Arthur Moreira Lima

Considerado uma das mais importantes personalidades da nossa cultura, Arthur Moreira Lima projetou-se internacionalmente no Concurso Chopin de Varsóvia. Laureou-se também nos Concursos de Leeds (Inglaterra) e Tchaikovsky (Moscou). Desde então, Moreira Lima tem feito turnês em todos os continentes, lotando as principais salas de concertos do mundo.

Entre as orquestras e os regentes famosos com quem já se apresentou, estão as Filarmônicas de Leningrado, Moscou, Varsóvia, Sinfônicas de Berlim, Viena, Praga, BBC de Londres, National da França, sob a direção de Kurt Sanderling, KiriIl Kondrashin, Mariss Jansons, Serge Baudo, Jesus Lopez-Cobos, Sir Charles Groves, Vladimir Fedosseyev, Rudolf Barshai…

 

A crítica mundial o considera extraordinário intérprete do grande repertório romântico e não tem poupado elogios à beleza da sua sonoridade e ao seu grande virtuosismo. A revista 'La Suisse' chamou Moreira Lima “O Pelé do Piano”. A crítica americana elegeu sua gravação dos Noturnos de Chopin “o mais importante registro pianístico do ano”, e o famoso crítico londrino Dominic Gill, do 'Financial Times', escreveu: “Moreira Lima sabe tudo sobre o piano romântico, fazendo seu instrumento falar.”

Arthur Moreira Lima já gravou nos Estados Unidos, Inglaterra, Rússia, Japão, Suíça, Bulgária e Polônia. No repertório: Bach, Beethoven e Mozart (as sonatas famosas), Chopin (integral da obra para piano e orquestra com a Filarmônica de Sofia, todos os Noturnos, Polonaises, Valsas, Prelúdios e Scherzi) nos Estados Unidos, uma antologia da obra pianística de Villa-Lobos (3 CD’s), de Radamés Gnattali e de Tchaikovsky, assim como os grandes concertos para piano e orquestra (Rachmaninov, Tchaikovsky, Mozart) com grandes formações sinfônicas européias: Orquestra da Rádio da Polônia, da Rádio de Moscou e de Câmara de Moscou.

 

Serviço

O quê:

17h: Apresentação da orquestra de Choro da Escola Livre de Música

18h: Apresentação do Grupo Biblio Balé do Projeto Latinha

19h:  Concerto de Arthur Moreira Lima – Um piano pela estrada 2016 – Turnê “Música para todos”

Quando: 04 de novembro

Onde: Largo da Catedral  

Quanto: Gratuito!