Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte

07/11/2016 - Cultura
Capital recebe evento de Malabarismo e Circo
O encontro promoverá apresentações gratuitas com intercâmbio de artistas e técnicas circenses

foto/divulgação: Divulgação

Florianópolis recebe a 2ª Convenção de Malabarismo e Circo

 

De 12 a 15 de novembro a Ilha da Magia receberá artistas de todo o Estado para participar da 2a. Convenção de Malabarismo e Circo de Florianópolis. O evento reunirá cerca de 200 artistas, no Parque Estadual do Rio Vermelho, com direito a apresentações abertas à comunidade, cortejo e Palco Aberto na Barra da Lagoa. O encontro articula o intercâmbio e a difusão de conhecimentos entre os profissionais da área, além de ampliar a consciência das temáticas e técnicas que envolvem o universo circense.

 

As apresentações gratuitas  acontecerão nos dias 13 e 15 de novembro. No dia 13, será 15 horas, na Barra da Lagoa. Um Cortejo Circense e o Grupo de Maracatu Arrasta Ilha seguirão pela praia até a praça próxima ao Projeto Tamar, onde os artistas se apresentarão em um Palco Aberto para a comunidade. No dia 15, durante a tarde, a Convenção abre as portas para a população acompanhar as competições e treinos livres dentro do Camping Parque Estadual do Rio Vermelho.

 

A 2ª Convenção de Malabarismo e Circo de Florianópolis é uma realização do Coletivo Circo Floripa e conta com o apoio do SESC Florianópolis, parceiro nesta edição, Secretaria de Cultura e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, JR Malabares, Girotendas, Green Power, Kosmos, Pixel King e Trip Circus.

 

De acordo com Cristina Villar, coordenadora do evento e membro do Coletivo Circo Floripa, durante as duas últimas décadas, a prática do malabarismo e do circo vem crescendo exponencialmente no Brasil, especialmente pela participação de jovens que não possuem vínculo profissional ou tradicional com as artes do circo. Ela explica que este crescimento se dá, em parte, porque a prática destas atividades traz inúmeros benefícios para a saúde e amplia o desenvolvimento criativo.

 

“Embora o malabarismo e o circo sejam tradicionalmente parte da linguagem de espetáculos e entretenimento, na atualidade tais atividades vêm sendo realizadas com os mais diversos objetivos, seja recreativo, educativo, artístico ou social, com um amplo desenvolvimento e inserção na sociedade brasileira”, conta Cristina.

 

Para a segunda edição do evento são esperados mais de 200 artistas que fazem vezes de professores e alunos para realizar cursos, treinos livres e competições de diversas modalidades, como malabarismo, palhaço, trapézio e acrobacia em tecido. Entre as atividades, estão previstas apresentações noturnas, como a Noite Experimental, a Noite de Fogo e a Noite de Gala, que encerra o evento em grande estilo. “Na primeira edição reunimos cerca de 150 artistas, estamos ainda mais confiantes para esta e nosso objetivo é que a convenção entre para o calendário oficial de eventos circenses no mundo”, afirma a coordenadora. 

 

Para inscrições e mais informações, acesse: http://convencaofloripa.blogspot.com.br/

 

SERVIÇO

2ª Convenção de Malabarismo e Circo de Florianópolis

Onde: Parque Estadual do Rio Vermelho – Rod. João Gualberto Soares, s/n - São João do Rio Vermelho, Florianópolis - SC

Quando: de 12 a 15 de novembro de 2016

Inscrições: http://convencaofloripa.blogspot.com.br/

*as inscrições estão no segundo lote, os valores variam entre R$190 e R$280