Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte

10/11/2016 - Cultura
Escola Livre leva música para crianças
Alunos são apresentados ao baião, jazz, choro, música popular brasileira marchinhas e outros ritmos musicais

foto/divulgação: Divulgação

Projeto da ELM leva música para crianças

Os alunos da Creche Nossa Senhora Aparecida do Pantanal iniciaram o dia com música. As crianças de 1 a 6 anos, receberam na manhã desta quinta (10), na unidade infantil, o projeto Banda na Escola, da Escola Livre de Música de Florianópolis.Clássicos como Asa Branca de Luiz Gonzaga, João e Maria de Sivuca e Chico Buarque, O Pato de Vinicius de Moraes, O Tema da Pantera Cor de Rosa de Henry Mancini e muitas outras músicas foram interpretadas para os alunos.

 

As crianças cantaram as várias cantigas infantis e também conheceram o baião, jazz, choro, música popular brasileira  as marchinhas de carnaval e outros ritmos musicais.   Banda na Escola e a  Escola Livre de Música são iniciativas viabilizadas pela Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Cultura e Fundação Franklin Cultural Franklin Cascaes. O Secretário de Cultura Hudson Pires acompanhou a apresentação e destacou a importância de levar atividades culturais para as crianças. 

 

O projeto Banda na Escola faz parte da grade curricular da Escola Livre de Música. A disciplina eletiva, possibilita aos alunos a prática de grupo além da interação dos músicos com a plateia. O projeto que tem por objetivo despertar o interesse das crianças para o mundo da música, já recebeu na sede da escola, localizada na Rua Alves de Brito, no centro, mais de 200 crianças de unidades infantis da região. Pela primeira vez o projeto saiu de sua sede, e foi até uma unidade escolar, para a diretora Caroline Mosimann, foi muito importante essa apresentação, “há quatro anos, que a nossa creche realiza  no mês de outubro atividades ligadas a música e dança, para celebrar o dia das crianças, e sempre recebemos contribuições de pais de alunos e professores que cantam, dançam ou tocam algum instrumento, mas poder receber uma banda completa  na nossa unidade foi uma alegria”, diz Caroline.

 

 

Além de interpretar as músicas, o projeto permite que as crianças  possam observar mais de perto diversos instrumentos (sax, flauta, percussão, bateria, violão, contrabaixo) e conhecer a origem e suas diferenças. A Banda é composta pelos alunos do ciclo intermediário da ELM sob coordenação do professor Felipe Moritz. Os alunos são:  no saxofones:  Sega e Vitor ; Percussão: Fernando, Diogo e Douglas; Violão: Samir e Fidel; Guitarra: Ivana; Baixo: Érica; Canto: Iasmin e Renata Del Claro. O projeto encerra no fim deste mês e já está com a agenda fechada, as próximas a participarem serão as crianças da Creche Hassis da Costeira, os alunos da E.B Albertina Madalena Dias, da Vargem Grande e da Creche dos Ingleses.


galeria de imagens