Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte

16/11/2016 - Cultura
Alunos da rede municipal participam de recital
Recital didático será realizado pelo pianista Alexandre Dietrich e o violinista Elias Zanon

foto/divulgação: Divulgação

Alunos da rede municipal participam de recital didático

Alunos da rede municipal de ensino de Florianópolis, participam nesta sexta(18), de  apresentações do projeto “Pequenos Grandes Ouvintes – 2a Edição”. O projeto leva para crianças de 07 a 12 anos, a música erudita, a informação,  a cultura e oportuniza o acesso ao conhecimento musical dos pequenos,  formando novas plateias. A iniciativa  tem o patrocínio da Prefeitura de Florianópolis, Secretaria de Cultura e  Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes através da  Lei Municipal de Incentivo a Cultura  e tem  o  apoio cultural da Softplan. 

 

As  apresentações acontecerão na Escola Livre de Música de Florianópolis e tem  entrada gratuita,  mas é necessário agendamento das escolas pelos telefones (48)99145-7060 ou (48) 999196641, ou pelo e-mail: lousilvestre@hotmail.com

 

O recital é realizado pelo pianista Alexandre Dietrich e o violinista Elias Zanon, onde os músicos oferecem de forma clara e objetiva informações sobre as obras musicais e os compositores das peças apresentadas. No programa do recital serão interpretadas obras eruditas compostas para violino  e piano de compositores da história da música.

 

Serão executadas músicas de Bach, Mozart, Beethoven e Tchaikovsky, entre outros.  Para representar a música  brasileira  serão apresentadas obras do compositor Villa- Lobos e Carlos Gomes, Zequinha de Abreu, Chiquinha Gonzaga e Ernesto Nazareth. Na sexta ( 18),  as os recitais acontecem às 09h ,10h30, 14h e 15h30. Na segunda (21), haverá uma única apresentação às 10h da manhã.  

 

 

ALEXANDRE DIETRICH

 

Graduado pela UDESC em Bacharel em Música - Piano, sob orientação de Maria B. C. Póvoas e Paulo R. Faria, desenvolve seu trabalho musical no estado de Santa Catarina, em importantes centros culturais do Brasil e Exterior. Sua estreia internacional aconteceu a convite da pianista Cristina Ortiz no seu "I Ateliér Pianístico", em 2003 em Bordeaux. Em 2007, retornou a Europa interpretando de um recital de piano solo, nas capitais: Paris, Madri, Bruxelas e Lisboa.

Realizou nos Estados Unidos   recitais de canto e piano com barítono Fernando De Carli nas cidades de  Roanouke e Athens (2009)  e  como aluno intercambista cursou  "Piano performance" na University of Georgia, sob orientação do Dr. Eugeniv Rivkin (2010), e neste período executou recitais solos em Los Angeles e New Orleans.

Em 2011 lançou seu primeiro CD "Cantabile" interpretando obras de piano solo de F. Chopin, F. Mignone e H. Villa Lobos. No ano de 2103 retornou aos EUA a convite da Montgomery University (Houston) e proferiu uma palestra sobre a "História da Música no Brasil", e realizou um recital de piano solo. No ano de 2015,  Alexandre seguindo sua carreira internacional apresentou-se novamente em Lisboa no Palácio Foz  e no dia 12 de  setembro  realizará um recital em Hamburgo na Alemanha. Também destaca-se em sua carreira musical, a atuação na formação de plateia, tendo realizado mais 100 recitais pelo Estado de Santa Catarina, além de  recitais didáticos voltados para o público infanto juvenil, em especial para crianças da rede pública municipal e estadual.

 

ELIAS ZANON

 

Natural de Blumenau (SC), atualmente vive em Florianópolis. Iniciou sua graduação em 2012 e atualmente é estudante da última fase do curso de Música, Bacharelado em Violino, na Universidade Estadual de Santa Catarina com o professor João Eduardo Titton. Participou como executante das Oficinas de Música em Curitiba, Itajaí e Jaraguá do Sul, tocando e assistindo aulas com professores como Marco Dann e Paulo Bosisio, integrando orquestras nessas oficinas desenvolvidas. Concertino da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina.

 Membro integrante do Art Projet – projeto que envolve o desenvolvimento de vários estilos musicais, como rap e o rock, com uma roupagem moderna, incluindo instrumentos diferentes do utilizados em uma performance normal. Participou de orquestras dos Balés Coppélia, de Léo Delibes e Quebra Nozes, de Tchaikovsky, na função de líder de naipe e orador da palestra didática para escolas de Florianópolis no espetáculo Entre Tangos e Milongas, realizado em novembro de 2010 no TAC. Foi spalla da Orquestra Acadêmica UDESC de 2013 a 2015 e também primeiro violino do Quarteto UDESC no ano de 2015, com os quais se apresentou por todo o estado. Atualmente é primeiro violino na Orquestra de Cordas da Ilha e Orquestra Unisul.

 Em mais de uma oportunidade durante a graduação também teve aulas com o professor Paulo Bosísio, violinista renomado. Teve aulas no formato “masterclass” com músicos como o solista brasileiro Caio Guedes, Claudio Cruz, James Alexander e Leon Spierer, este último um grande violinista alemão, foi o spalla da Orquestra Filarmôrnica de Berlim sob a regência do maestro Herbert Von Karajan.

 

SERVIÇO

O que:  Apresentações do projeto “Pequenos Grandes Ouvintes – 2a Edição”

Local: Escola Livre de Música Rua Alves de Brito, 334 – Centro, Florianópolis - SC

Sexta feira DIA 18/11/2016

Horários: 09:00,10:30, 14:00 e 15:30

Segunda- feiraDIA 21/11/2016

Horário: 10:00