Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte

07/06/2017 - Cultura
9ª Bienal de Tango começa nesta quarta-feira em Florianópolis

foto/divulgação: NORTON JOSÉ/DIVULGAÇÃO

9ª Bienal de Tango de Florianópolis

A 9ª Bienal de Tango de Florianópolis, um dos mais sofisticados eventos de dança do Sul do Brasil, será realizada de 7 a 10 de junho, com workshops e bailes no centro de convenções do Majestic Palace Hotel e espetáculos no Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura (CIC).

 

Cerca de 300 inscritos de Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo participarão de uma intensa programação de aprendizado, intercâmbio e entretenimento.

 

As aulas com 75 minutos de duração cada uma serão ministradas entre os dias 8 e 10, das 13h às 19h, simultaneamente a turmas de níveis iniciante, intermediário e avançado, por oito duplas de professores: Alejandra Gutty e David Palo, Guadalupe Garcia e Junior Cervila, Lorena Ermocida e Oscar Pey, Mariana Montes e Sebastian Arce, Romina Levin e Leandro Gomez, Katia Rodrigues e Alexandre Bellarosa, Mariana Casagrande e Daniel Oviedo, Juliana Figueredo e Fabiano Silveira.

 

Os artistas também estarão presentes em todas as quatro noites de milonga para pequenas apresentações, acompanhados da Orquestra Típica Sans Souci, de Buenos Aires, e da musicalizadora Marcia Figueiredo, do Rio de Janeiro.Já nos dias 9 e 10, às 21h, os casais ministrantes e os músicos argentinos se exibirão no teatro em espetáculo de gala que terá a participação especial dos dançarinos selecionados para a maratona coreográfica, um curso exclusivo para profissionais dirigido por Mariana Montes e Sebastian Arce.

 

Uma equipe de 70 monitores vindos de diversos locais do país dará suporte durante as aulas e os bailes, garantindo que todos tenham par para aprender e se divertir. “A preparação da 9ª Bienal sempre buscou a satisfação do participante. Fizemos uma seleção de professores reconhecidos internacionalmente, escolhemos uma orquestra de grande renome em Buenos Aires e, claro, queremos oferecer um momento único aos congressistas”, conta o produtor Carlos Eduardo de Andrade.

 

A Bienal de Tango 2017 tem apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis, por meio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes e da Flex Contact Center, Majestic Palace Hotel, Softplan e Unicardio por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

 

Orquestra Típica Sans Souci

 

Criada há 19 anos em Buenos Aires, a Orquestra Típica Sans Souci resgata o estilo musical dos maestros Miguel Caló e Osmar Maderna, seguindo os seus repertórios que marcaram a década de 1940. Sob direção artística de Leonardo Fernandez, é composta por 10 instrumentistas, que também são professores de música, e um cantor.

 

O grupo já foi aplaudido em cidades da Argentina, Colômbia, Paraguai, Uruguai e Portugal, sendo esta a primeira vez no Brasil, onde apresentarão mais de 30 tangos, valsas e milongas de compositores diversos. Suas partituras reproduzem as originais de Caló-Maderna e, quando não são encontradas em suas pesquisas, os músicos reescrevem fielmente os arranjos, ouvindo as antigas gravações.

 

Atualmente a Sans Souci é formada por Paula García Presas, Mercedes Martinez, Carolina Rodriguez (violinos), Claudia Sereni (violoncelo), Mariano Benedé (contrabaixo), Yuki Okumura, Oscar Yemha, Ayelén Pais, Alejandro Zárate (bandoneons), Leonardo Fernandez (piano) e Chino Laborde (voz).

 

Programação geral

 

7/6 – quarta-feira

> 10h às 19h: secretaria – hotel Majestic

> 21h: milonga de abertura – hotel Majestic

 

8/6 – quinta-feira

> 10h às 19h: secretaria – hotel Majestic

> 13h às 19h: workshops – hotel Majestic

> 22h: milonga – hotel Majestic

 

9/6 – sexta-feira

> 10h às 19h: secretaria – hotel Majestic

> 13h às 19h: workshops – hotel Majestic

> 21h: espetáculo de gala – Teatro Ademir Rosa (CIC)

> 23h: milonga – hotel Majestic

 

10/6 – sábado

> 10h às 19h: secretaria – hotel Majestic

> 13h às 19h: workshops – hotel Majestic

> 21h: espetáculo de gala – Teatro Ademir Rosa (CIC)

> 23h: milonga de encerramento – hotel Majestic