Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte

25/07/2017 - Cultura
Fundação Franklin Cascaes completa 30 anos de existência
Para comemorar o aniversário várias atividades gratuitas são promovidas durante toda a semana.

foto/divulgação: Divulgação PMF

Fundação Franklin Cascaes completa 30 anos de existência

A Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes completa 30 anos de existência e para comemorar a data a Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude, realiza nesta quarta-feira, 26 de julho, solenidade de aniversário no Teatro Álvaro de Carvalho a partir das 19h. O evento terá a participação de autoridades, além da apresentação de atrações culturais.

 

A Fundação Cultural de Florianópolis Franklins Cascaes foi criada em 1987 pela Lei nº 2.647, na gestão do então prefeito Edison Andrino. Surgiu com a finalidade de fortalecer e dar protagonismo à ação cultural no Município, alinhada com outros setores como o turismo, e visando maior autonomia às políticas públicas voltadas à cultura.

 

Desde a sua criação, a Fundação investe em programas, projetos, pesquisas, publicações, eventos, manutenção de bibliotecas, centros de documentação, galerias e ações de incentivo à produção cultural.

 

Também atua fortemente no resgate da história e da memória de Florianópolis, promovendo, divulgando e organizando iniciativas que preservam e valorizam as manifestações culturais tradicionais e contemporâneas e o patrimônio cultural e imaterial da Capital de Santa Catarina.

 

A Fundação olha para a cultura com um olhar global e acolhedor, recebendo e valorizando todas as formas culturais, buscando dar mais espaço para as diversas artes, principalmente as locais. A cultura, as tradições, os costumes são parte de Florianópolis e fazem desta cidade ainda mais rica, peculiar e especial.

 

“Uma cidade sem cultura é uma cidade pobre. Naturalmente todos se encantam por Florianópolis pelas belezas naturais. Mas quem chega aqui percebe que nosso patrimônio vai muito além da natureza. A nossa riqueza está nas tradições, está nas pessoas, nas artes, nos sotaques, está na cultura. E a Fundação Franklin Cascaes vem há 30 anos contribuindo e lutando para tornar Floripa ainda mais rica e única”, ressaltou o secretário Municipal de Cultura, Esporte e Juventude, Márcio Alves.

 

Grandes nomes catarinenses já estiveram à frente da Fundação como Isnard Azevedo, Aldírio Simões, Salim Miguel, Lélia Pereira Nunes, Mário Bittencourt, Vilson Rosalino da Silveira e Rodolfo Pinto da Luz. Hoje a superintendente da Fundação é Roseli Pereira.

 

Programação de Aniversário


A programação de aniversário apresenta várias atrações que tiveram início nesta segunda-feira, 24 de julho, e seguem até a próxima semana, no dia 31 de julho. Todos os eventos são gratuitos e ocorrem em diversos espaços culturais da cidade.

 

Estão previstas atividades culturais como exposições, exibição de filmes, feiras, entre elas a inauguração da Feira do Campeche, oficinas artísticas, espetáculos musicais, sarau, lançamento do Projeto Museus Virtuais, entre outros.

 

A programação completa em http://www.pmf.sc.gov.br/entidades/franklincascaes/index.php?pagina=eventopagina&event=350&menu=3

 

Por onde passou...


A Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes está em cada canto do Município onde há cultura. Seja em qualquer palco, teatro, biblioteca, pintura, poesia, escultura, tradição, em qualquer manifestação artística e cultural ao longo destes 30 anos há uma ação, um gesto, um apoio, um incentivo da Fundação. Além destes tantos espaços e cenários espalhados pela cidade, a Fundação esteve também, fisicamente, ocupando e dando vida a outros ambientes de Florianópolis.

 

Quando nasceu, em 1987, a Fundação ocupou o prédio do antigo Portal Turístico de Florianópolis, na cabeceira continental da Ponte Colombo Salles. Em 1990, mudou-se para a torre sul do Mercado Público Municipal, transferindo-se posteriormente, em 1993, para os fundos da antiga Fábrica de Bordados Hoepcke, na Rua Felipe Schmidt. No ano seguinte, ocupou o Edifício Reflex, na Rua Tenente Silveira. Em 1997, mudou-se novamente, dessa vez para o Edifício Aldo Beck, na Rua Conselheiro Mafra.

 

Em 2000, a Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes passou a ocupar um imóvel tombado como patrimônio histórico, o  Forte de Santa Bárbara. Desde 1987, a instituição vem incorporando e transformando vários espaços da cidade em equipamentos culturais que ajudam no processo de promoção e difusão da cultura e de suas múltiplas expressões. 

 

Em 2013, a instituição deixou as instalações do Forte Santa Bárbara, que, após restaurado, passou a abrigar um museu naval. Na sequência teve como sede o Centro Executivo da Mauro Ramos, situado na Avenida Mauro Ramos, em frente ao Instituto Estadual de Educação. Atualmente, a Fundação, assim como a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude, está sediada na Rua Trajano, no quarto andar do Edifício Berenhauser.

 

O nome – A homenagem


A Fundação Cultural de Florianópolis leva e espalha o nome de um dos maiores artistas e talentos de Santa Catarina, Franklin Cascaes, que além de enriquecer a cultura de Florianópolis com sua arte, ainda dedicou parte de sua vida ao estudo da cultura açoriana.

 

Franklin Joaquim Cascaes nasceu em 16 de outubro de 1908, na praia de Itaguaçu, na parte continental de Florianópolis. Filho mais velho entre 12 irmãos, aprendeu ainda pequeno os afazeres que garantiam o sustento da família e foi assim que desde cedo começou a desenvolver habilidades e a descobrir talentos que o levaram a ser pesquisador, folclorista, ceramista, antropólogo, gravurista e escritor.

 

Durante 40 anos, ele pesquisou diversos temas envolvendo o homem do litoral catarinense e as comunidades pesqueiras da Ilha de Santa Catarina, registrando tudo num trabalho quase arqueológico. De forma quase solitária, trabalhou incansavelmente recolhendo as histórias, rabiscando a mitologia, desenhando as formas, moldando as figuras, e mostrando domínio nas várias artes.

 

Dos depoimentos, histórias, estórias, muitas envolvendo bruxas, e dos estudos surgiram diferentes obras entre desenhos, lendas, contos, crônicas, cartas, peças em cerâmica, madeira, cestaria, gesso, gravuras em nanquim. Boa parte deste acervo está guardada na Universidade Federal de Santa Catarina.

 

A grandiosidade do trabalho e a genialidade de Franklin Cascaes podem ter demorado a ser reconhecidas, mas atualmente estão eternizadas como uma das maiores contribuições para o resgate e preservação da identidade cultural do município de Florianópolis.

 

Por esse trabalho e em forma de reconhecimento diversas homenagens foram feitas ao longo do tempo. Entre elas, batizar a Fundação Cultural de Florianópolis com o nome de Franklin Cascaes, perpetuando a memória e o legado deste artista, valorizando e divulgando seus feitos e realizações.

 

Uma justa homenagem da cidade de Florianópolis a esta grande personalidade catarinense que dedicou parte de sua vida ao registro das tradições, lendas, usos e costumes dos moradores da Ilha de Santa Catarina. Franklin Cascaes faleceu em 15 de março de 1983.