Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte

06/03/2018 - Cultura
Programação cultural em Comemoração ao Dia da Mulher
Roda de rendeiras, show e Mesa Redonda marcam a data em Florianópolis.

foto/divulgação: Divulgação PMF

Programação cultural em Comemoração ao Dia da Mulher

Março é delas. Como um dia é pouco para homenagear as mulheres, a Prefeitura de Florianópolis preparou uma extensa programação para festejar o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 08 de março.

 

Além de oficinas, palestras, premiações e debates, a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude e a Fundação Franklin Cascaes, em parceria com a Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para a Mulher realizam diversas ações em março para celebrar o mês delas.

 

No dia 14 de março, das 10h30 às 14h30, o Mercado Público vai representar ainda mais a cara de Florianópolis com a realização da Roda de rendeiras, fuxiqueiras e ratoeiras. Em sua segunda edição, o evento leva a produção da renda de bilro e do fuxico, duas das artes mais tradicionais da cidade, para o centro, entre canções, versos e improvisos entoados pelas artesãs e artesãos.

 

A arte na praça também é o objetivo do Projeto XV cm Arte que ocorre no dia 15 de março, às 12h30. O show será delas e contará com a participaão de rendeiras na Figueira da Praça XV.

 

No dia 19 de março, às 15h, é a vez delas levantarem as vozes para falar de cultura. A Mesa Redonda “Mulheres Empreendedoras na Cultura” vai receber personalidades importantes da cultura catarinense como a cineasta Luiza Lins, a produtora cultural Maria Elita Pereira, a psicóloga Mathizy Martins Pinheiro e a cacica guarani Eunice Antunes. O encontro ocorre na Casa da Memória, localizada na Rua Miguelino,  nº 58, no Centro de Florianópolis.

 

Além da programação cultural, a Coordenadoria Municipal de Políticas Publicas para as Mulheres preparou diversas atividades em comemoração ao Dia da Mulher. Entre elas, destaca-se o worshop “Eu sei me defender”, no dia 08 de março, com a lutadora de MMA, Érica Paes, que desenvolve a defesa pessoal para mulheres.

 

Ainda no dia 08, à tarde, será feita a entrega do troféu Anitas Libertas, homenagem dedicada ao empoderamento da mulher, à arquiteta e primeira dama do município, Cintia de Queiroz Loureiro, pelo trabalho realizado junto à rede solidária Somar Floripa durante as fortes chuvas que caíram em janeiro.

 

No dia 16 de março, a Prefeitura homenageia as mulheres com trabalho relevante em Florianópolis por meio do Prêmio Maricota. No dia 27, à noite, mulheres de destaque participam do painel “Desafios na tomada de decisões em cargo de liderança”.

 

A programação completa em: www.pmf.sc.gov.br/marcoedelas