Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte

22/03/2022 - Cultura
Floripa 349: Duas mil bandeirinhas de crochê decoram Mercado Público

foto/divulgação: Marcos Albuquerque/PMF

A decoração com crochê está em exibição no local e deve permanecer mesmo após o mês de aniversário.

O Mercado Público de Florianópolis está preparado para comemorar o aniversário da cidade de forma bem colorida. A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Ceart/Udesc, organizou a confecção coletiva de duas mil bandeirinhas de crochê para decorar o interior do prédio na semana que celebra os 349 anos do município. 
 
Ministrado pela professora Luiza de Souza, o projeto “Colorindo o Mercado Público com Crochê” contou com a participação de 70 mulheres, de diferentes idades, que produziram de maneira manual as peças, utilizando técnicas de crochê de ponto alto e baixo. Cada participante pode escolher quais seriam as cores e a temática de suas bandeirinhas, que variaram desde flores e formas geométricas, até réplicas de bandeiras de times de futebol. 
 
Para a voluntária Ana Maria Santa Helena, de 66 anos, participar da ação ampliou seu olhar sobre a arte com linhas. “O crochê preenche o vazio da pessoa que se entretém com isso e colore o mundo de vida, de alegria. Você pode fazer diferentes formas, flores…Alguém vai passar e chamará atenção dela. Agora com as bandeirinhas todo mundo fica olhando para cima, fazendo fotos, achei lindo. Cheguei a me emocionar pensando que eu fiz parte disso também". 
 
As duas mil peças foram penduradas no vão central e nos corredores da Ala Norte e Sul do Mercado ao longo do último domingo, 20 de março, pelas próprias crocheteiras e integrantes da administração do Mercado Público. A decoração com crochê está em exibição no local e deve permanecer mesmo após o mês de aniversário.
 
 


galeria de imagens