Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte

14/03/2019 - Cultura
Street Art Tour lança museu digital
Plataforma reúne quase 100 murais grafitados em Florianópolis e possibilita ao usuário tour guiado pela cidade. A ação faz parte do lançamento do projeto na Capital

foto/divulgação: PMF

Museu Digital

Dezenas de obras de arte compõem o museu a céu aberto que é Florianópolis. O concreto é a tela e a paisagem é a moldura de intervenções artísticas concebidas por artistas que se utilizam dessa linguagem contemporânea, livre, democrática e cheia de poesia que é o grafite. É nesse cenário que surge o Street Art Tour, com o propósito de movimentar a cena de arte urbana na Capital. A iniciativa é do artista Rodrigo Rizo e da produtora cultural Studio de Ideias.
O projeto terá diferentes fases e ações.
A primeira é o registro e catalogação digital de murais que irão compor uma espécie de museu digital e que poderá ser acessado via plataforma digital (aplicativo e site). Estão previstas ainda exposições, pintura de murais em grande formato, festivais, oficinas e debates.
— O objetivo é reforçar a importância e a relevância dessa linguagem artística como expressão cultural e identitária da cidade por meio de um trabalho conjunto entre artistas, poder público e iniciativa privada.
Museu digital
A plataforma, que pode ser acessada via site e aplicativo, tem como principal funcionalidade a navegação via GPS por um mapa interativo onde estão identificadas as obras em diversas ruas de Florianópolis. Além da localização no mapa, é possível saber informações sobre cada arte e conhecer mais sobre os artistas autores. Trata-se de um museu digital que oferece ao usuário a possibilidade de experienciar um tour guiado pelos principais trabalhos já feitos na cidade.
A plataforma irá permitir um registro histórico de uma forma de arte essencialmente efêmera que está em constante transformação. As obras ficarão catalogadas, devidamente armazenadas e imortalizadas nos registros do aplicativo. Além disso, o app vai dar visibilidade a novos pontos de grafite da cidade, a galerias que as pessoas ainda desconhecem.
A ferramenta também vai contar com mecanismo que conecta artistas às pessoas que têm espaços passíveis de receber intervenções artísticas.
Estímulo aos novos artistas
A plataforma será atualizada mensalmente, o que possibilita que novas obras sejam inseridas no museu digital. Para isso, o artista deve enviar, via e-mail, fotos dos murais que deseja que façam parte do acervo. É importante informar os respectivos endereços e informações pertinentes à obra, como data, contexto de produção, conceitos etc. É também indispensável o envio da sua biografia: breves currículo e descrição do conceito/proposta criativa do trabalho que executa. 
Novo mural no Aeroporto
Além da plataforma digital, a pintura de um mural de 150 metros na sede da Floripa Airport marca o lançamento do Street Art Tour. Quem assina o trabalho é o artista Rodrigo Rizo, um dos idealizadores do projeto e conhecido por ser o autor dos camaleões grafitados em dezenas de ruas da Capital.
O Street Art Tour é patrocinado pela Prefeitura Municipal de Florianópolis através da Secretaria de Cultura, Esporte e juventude e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. O projeto tem o apoio cultural da Floripa Airport. A coordenação geral é da Studio de Ideias.


galeria de imagens