Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte

04/04/2019 - Cultura
TUM Happy Sunset: A cultura ocupa a cidade
Primeira edição da feira criativa do projeto TUM Sound Festival tomará a praça Caiçara, no Bairro Itacorubi, com muita arte e encerramento com show da cantora Paula Lima; e tudo gratuito

foto/divulgação: Escritório de Comunicação

É Show Produtora

Anote aí: a Praça Caiçara, no Bairro Itacorubi, estará sob uma ocupação mais que especial no domingo, 7 de abril e você está convocado! A feira criativa TUM Happy Sunset preparou uma tomada democrática, com o propósito de revitalizar aquele espaço junto com a comunidade por meio da arte e cultura. Prepare-se para um dia com música, dança, gastronomia, teatro, ações sustentáveis e de bem-estar com início logo nas primeiras horas e encerramento ao por do sol com o show da cantora Paula Lima.

A feira é considerada a primeira “cria” do TUM Sound Festival, o maior encontro de música e negócios de Santa Catarina com o foco no fomento ao ecossistema musical e nas redes criativas e que acontece anualmente em Florianópolis. A musicista e produtora Ivanna Tolotti explica que o conceito da feira foi pensado para unir e inspirar os atores da economia criativa em um ambiente para compartilhar a cultura com a comunidade e fortalecendo a cadeia produtiva. “ A Feira de Economia Criativa visa a ocupação e revitalização de espaços públicos, a integração de diferentes segmentos criativos, o bem estar da comunidade,   o fortalecimento de eventos de bairro, a formação de plateia musical e artística, a troca de experiências e geração de novos negócios a partir de ideias inspiradoras ”.

 A programação da feira é o retrato da diversidade e riqueza da produção artística e criativa da cidade. Lá estarão artistas locais de grande expressão como o DJ Jean Mafra, o instrumentista Diego Salvetti, a banda da escola Compasso Aberto, Garagem da Dança e o espetáculo da companhia Trupe Toe com a coreógrafa Marina Coura acompanhada pelos músicos Leandro Fortes, Alexandre da Maria, Rodrigo Piva e Tiê. E tem mais: yoga, capoeira, oficina de Música Circular com o Grupo Orienawá, teatro lambe lambe, contação de Histórias, bolhas gigantes, Biblioteca Literária do Sesc, slack line, espaço para crianças, arena pet, gastronomia, food park e muito mais (confira a programação completa abaixo!).

 

Uma causa de todos

O TUM Happy Sunset nasce cativando artistas e parceiros que abraçam a causa já nesta primeira edição, a exemplo do Mercado São Jorge, consagrada feira cultural de produtos orgânicos localizada em frente a praça. O espaço estará em atividade durante todo o domingo exclusivamente para o Happy. Soma-se a essa constelação de apoiadores e artistas a cantora Paula Lima, que virá especialmente a Florianópolis para fechar a primeira edição do evento com um show ao entardecer. “Economia criativa é o setor formado pelas indústrias criativas, um dos segmentos econômicos que mais cresce e melhor remunera no país, chegando a ter o PIB mais elevado que o da indústria farmacêutica. A música, é uma indústria um pouco barulhenta, mas uma indústria limpa e não poluente,  e muito mais que um segmento, somos também propósito, inovação, união,  colaboração  e resultado econômico. Economia criativa é bom para todos, ganha  a cidade e sua imagem no mundo, o turismo, a rede hoteleira, restaurantes, o destino e a população”.

A ideia é que o projeto aconteça a cada primeiro domingo do mês e com possibilidade de ir também para outros pontos da cidade, promovendo a ocupação consciente de espaços a partir da cultura e das artes. Na sua estreia, o Happy Sunset semeia pelas praças da cidade o espírito do TUM Sound Festival: “A música é a resposta!”

O projeto tem o apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis com a Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude e Fundação Franklin Cascaes através da Lei de Incentivo a Cultura.

 

Serviço

TUM Happy Sunset - Feira criativa, música, arte, cultura, sustentabilidade, saúde, bem-estar, espaço kids, arena pet, gastronomia, foodtrucks e muito mais!

Quando: Dia 7 de Abril (domingo)

Onde: Praça Caiçara, em frente ao Mercado São Jorge no Itacorubi

Horário: Das 09h às 20h

 

Programação

9h –Yoga com Intuição Ativa Meditação

10h – Capoeira com Mestre Diogo Mendes Pereira

12h – DJ Jean Mafra

14h – Banda da Escola Compasso Aberto

15h20 – Diego Salvetti – Música Instrumental

16h30 – Apresentação alunos e Professores Garagem da Dança

17h – Cia Trupe Toe com apresentação e direção de Marina Coura e Banda com Leandro Fortes, Alexandre da Maria, Rodrigo Paiva e Rafael Calegari

18h – Paula Lima e Banda

20h – Encerramento

 

Paralelo ao evento A praça estará repleta de atrações, Oficina de Música Circular com o Grupo Orienawá, Teatro Lambe Lambe, Contação de Histórias, Bolhas Gigantes, Bate Papo sobre Mandalas Pontilhadas, Biblioteca Literária do Sesc, Slack Line e muito mais!