10/04/2020 - Comcap
Comcap intensifica serviços de sanitização das vias e espaços públicos
Lavação é feita com água de reuso em aplicações de hidrojato e com atomizadores costais

foto/divulgação: Divulgação Comcap

Sanitização de vias e locais de uso público

Florianópolis está entre as primeiras cidades do Brasil a sanitizar vias e espaços de uso público durante a pandemia do novo coronavíruds (Covid-19). A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Comcap, mantém serviços de higienização de espaços públicos desde 13 de março. A aplicação do desinfetante com cloro iniciou em 21 de março, com água de reuso fornecida pela Casan. Em 27 de março, foram introduzidos na operação de higienização atomizadores costais para facilitar o acesso a hospitais, centros de saúde, farmácias e outras áreas que podem concentrar fluxo de pessoas durante o distanciamento social, como supermercados ou abrigos de passageiros.

 

Esta semana, a operação ganhou velocidade e alcance, foram repassados centros de saúde, hospitais, lavatórios e até associações de triadores de materiais recicláveis, que ainda estão fechadas por risco sanitário, impedindo a coleta seletiva na cidade.

 

Novos equipamentos

Dez conjuntos de atomizadores e pulverizadores costais foram comprados em regime de emergência para ajudar a cidade no combate à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Os equipamentos permitem acesso dirigido a locais. Em espaços mais amplos, como vias públicas, a higienização com hipoclorito de sódio segue sendo feita com três caminhões hidrojato.

 

Treinamento de pessoal

O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt) da Comcap treinou operadores para o uso dos equipamentos de proteção individual para o novo serviço de desinfecção. As máscaras são usadas para proteger as pessoas no uso e manipulação do produto, que é desinfetante e agente alvejante eficaz na eliminação de microorganismos.

 

Nessa atividade, para proteger o trabalhador do efeito concentrado do produto durante a manipulação e aplicação, os empregados usarão óculos, luvas, capas, botas e máscaras. O cloro não oferece risco aos passantes; deixa um odor parecido com o que fica na limpeza de casa com água sanitária.

 


galeria de imagens