01/06/2017 - Segurança
Prefeitura divulga XII Concurso de Desenho e Redação

foto/divulgação: Divulgação PMF

Cartaz de divulgação do XII Concurso de Desenho e Redação nas escolas públicas municipais

Floripa Inteligente. Este é o tema do XII Concurso de Desenho e Redação promovido pela Prefeitura de Florianópolis, por meio da Guarda Municipal, nas escolas públicas municipais. Cerca de sete mil alunos têm a missão de apresentar soluções para a cidade se tornar mais inteligente. Estudantes dos três primeiros anos do Ensino Fundamental concorrem na categoria Desenho, já na categoria Redação, os matriculados nos quarto e quinto anos vão escrever uma carta direcionada ao prefeito. Ao todo, 26 escolas participam do concurso e os três melhores trabalhos de cada ano receberão prêmios de parceiros da iniciativa privada.

 

Nesta edição, o tema cidades inteligentes foi escolhido por tratar sobre a transformação do município e englobar questões como meio ambiente, mobilidade e qualidade de vida. Segundo a secretária de segurança pública e comandante da Guarda Municipal, Maryanne Mattos, este assunto é voltado à preocupação com o futuro urbano e social e o desejo de transformação com maior participação dos cidadãos. “Além de ser inovador e tecnológico, traz responsabilidade para a pessoa pensar como contribuir para melhorar a sociedade e ter o sentimento de coletividade”, acrescenta.

 

Neste ano, os professores também devem selecionar um trabalho para concorrer entre todos os anos na categoria Superação. Juntamente com o trabalho, a professora deve fazer um relato explicando o porquê aquele aluno é o destaque da sala e merece ganhar nesta categoria. “O prêmio é destinado para aquela criança que se destacou em algum aspecto que a professora considere relevante”, explica Maryanne.

 

Para auxiliar no desenvolvimento do concurso, o Grupo VIA – EGC/UFSC atua como parceiro na capacitação dos professores nesse conceito inovador e na elaboração do material de apoio que vai servir como suporte para estes profissionais trabalharem com os alunos em sala de aula. Além do Grupo VIA, é parceiro também do concurso o Movimento Traços Urbanos. O resultado do concurso será divulgado na Semana Nacional do Trânsito, entre 18 e 25 de setembro.