Defesa Civil

26/10/2021 - Defesa Civil
Defesa Civil pariticipa de programa da ONU e instala Nupdec na Lagoa
Apresentação será feita à imprensa e comunidade nesta quarta-feira, 27 de outubro

foto/divulgação: Divulgação / PMF

Defesa Civil de Florianópolis apresenta participação em programa da ONU e instala Núcleo de Proteção na Lagoa da Conceição

 

A Secretaria de Segurança Pública de Florianópolis, por meio da Defesa Civil Municipal, irá realizar um evento de apresentação de novos projetos nesta quarta-feira, 27 de outubro, para imprensa e comunidade. A partir das 8h30, será anunciado o chamamento da comunidade para o Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdec) da Lagoa da Conceição e o registro de Florianópolis no programa Cidades Resilientes, da Organização das Nações Unidas (ONU). 


A instalação do Nupdec da Lagoa da Conceição tem o objetivo de preparar a comunidade para possíveis casos de desastres na região. Será apresentado plano de evacuação para implantar na comunidade para amenizar danos causados. 


Em relação ao registro da Capital no programa da ONU, Florianópolis faz parte da agenda 2030 da organização, que considera os novos projetos que seguem sendo implantados na cidade, como o próprio Nupdec e o Curso de Voluntariado em Emergência, que teve as inscrições encerradas na última segunda-feira e será iniciado no próximo mês. A classificação de Florianópolis está no Estágio C, que se concentra em implementar ações de redução de risco e resiliência na Capital. Neste estágio, as cidades têm um plano de redução do risco de desastres, resiliência e sustentabilidade.


O secretário Municipal de Segurança Pública, Araújo Gomes, está à frente das novas medidas da Defesa Civil de prevenção de desastres, e reforça que a forma mais eficaz de ação do órgão é justamente a prevenção.


“Dentro da Segurança Pública, temos um órgão preparado com agentes que atuam rapidamente no combate a situações de risco. Vamos aprimorar as ações em caráter de preparação e prevenção e assim teremos respostas ainda mais efetivas, que irão refletir para toda a população da Capital”.