Defesa Civil

08/12/2022 - Defesa Civil
Defesa Civil de Florianópolis auxilia municípios afetados pelas chuvas
Defesa Civil Municipal também prestou apoio técnico com a parte documental para reconhecimento federal

foto/divulgação: Divulgação/PMF

Profissionais já visitaram as cidades de São Pedro de Alcântara e Águas Mornas.

A Prefeitura de Florianópolis está com equipes ajudando municípios da região metropolitana que foram fortemente impactados pelas chuvas dos últimos dias. Depois de garantir os atendimentos emergenciais e urgentes aos moradores da capital, a Defesa Civil de Florianópolis também está auxiliando outras cidades que solicitaram apoio técnico e operacional. Os profissionais já visitaram duas cidades: São Pedro de Alcântara e Águas Mornas. 
Foram duas missões onde a prefeitura garantiu ajuda operacional com análise de escorregamentos e interdições. Os profissionais da Defesa Civil Municipal também prestaram apoio técnico com a parte documental para reconhecimento federal. Desde o começo do ano, depois do desastre que atingiu Anitápolis, os prefeitos vêm aprovando legislações municipais de apoio mutuo coordenado pelo Consórcio dos Municípios da Grande Florianópolis.
Segundo o Prefeito Topázio Neto, essa ajuda é fundamental na gestão de crise e avaliação de danos para uma resposta rápida aos moradores atingidos diretamente.
Um projeto de lei do executivo municipal foi encaminhado este ano para a Câmara de Vereadores de Florianópolis e garante a adesão da Defesa Civil de Florianópolis e outros 22 municípios da região metropolitana, ao Pramdec - Plano Regional de Ajuda Mútua de Defesa Civil. O Pramdec criar uma estrutura de resposta rápida das defesas civis municipais para agilizar o atendimento caso haja a necessidade de mobilização, principalmente de máquinas e de técnicos. Para o secretário Araújo Gomes, a criação do projeto foi um passo bastante importante.