Defesa Civil

24/09/2018 - Defesa Civil
Defesa Civil de Florianópolis agora conta com 60 agentes voluntários

foto/divulgação: Anne Caroline Anderson / PMF

Defesa Civil de Florianópolis agora conta com 60 agentes voluntários

Cerca de 60 pessoas receberam certificação pela conclusão do curso de formação de novos agentes da Defesa Civil de Florianópolis, nesta sexta-feira (21). Durante cinco meses, os voluntários tiveram treinamento teórico e prático, por meio da Organização Internacional Nova Acrópole – Filosofia, Cultura e Voluntariado. A partir de agora, poderão fazer vistorias, indicar interdições e prestar atendimento em situações de emergência, como deslizamentos de terra, queda de estruturas e quedas de árvores.

 

Os treinamentos foram realizados em todas as regiões da Capital por meio de simulações em situações reais. O objetivo era avaliar a qualificação dos agentes voluntários em treinamento, tempo de resposta e teste de comunicação via rádio operadores.

 

"Esses novos voluntários vêm para somar na organização e agilidade dos atendimentos antes, durante e após um desastre. Quando a Defesa Civil está preparada, a comunidade está protegida", reforça o diretor da Defesa Civil de Florianópolis, Luiz Eduardo Machado.

 

Todos os voluntários foram cadastrados e encaminhados pela rede solidária da Prefeitura de Florianópolis, Somar Floripa. Prestes a completar um ano de atuação, a rede é responsável pela conexão entre pessoas que querem ajudar às instituições que necessitam dessa ajuda.

 

"A formatura não é a etapa final, pelo contrário, é o início de um ciclo de muito aprendizado e serviços em prol do município. Quem ganha é a população que agora pode contar também com o apoio de mais 60 agentes voluntários", afirma a presidente da rede solidária Somar Floripa, Cintia de Queiroz Loureiro.