Defesa Civil

17/03/2022 - Defesa Civil
Floripa 349: Prefeitura inaugura novo Centro de Operações da Defesa Civil

foto/divulgação: Cristiano Andujar

Defesa Civil conta com um novo Centro de Operações

A Defesa Civil da Prefeitura de Florianópolis conta com um novo Centro de Operações para realizar monitoramentos, cadastros de ocorrências e outras atividades. Em um espaço modernizado, maior e que atende às necessidades dos agentes, o novo CO permitirá maior agilidade nas vistorias, averiguações e emissão de relatórios de riscos, tanto de ocorrências realizadas como previsões de desastres ambientais. 
 
Por ser um serviço essencial de segurança pública para a cidade, a Defesa Civil, assim como a Guarda Municipal, tem uma atuação de 24 horas, em que os agentes realizam plantão para garantir prevenção e atendimento a ocorrências e situações de emergência. Na nova sede, haverá também espaço para alojamento de agentes e voluntários e uma nova sala de instruções, que permite a qualificação continuada dos agentes voluntários e treinamento dos Núcleos de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs).  
 
A tecnologia vem se tornando uma das grandes aliadas da Defesa Civil da Capital. A aquisição de drones para utilização em vistorias já é uma realidade e agora a modernização do CO é outro auxílio à equipe. 
 
“Temos uma sala com monitoramento online que permite mais rapidez para as equipes identificarem pontos de alerta na cidade. A capacitação aliada às inovações proporcionam aos cidadãos maior segurança e confiabilidade na nossa Segurança Pública”, ressalta o secretário Araújo Gomes.