Defesa Civil

02/03/2021 - Defesa Civil
Defesa Civil de Florianópolis segue monitorando áreas de risco após chuvas

foto/divulgação: Leonardo Sousa / PMF

Defesa Civil de Florianópolis monitora riscos com chuva dos últimos dias

 

A Defesa Civil, área da Secretaria de Segurança Pública de Florianópolis, atendeu mais de 50 ocorrências na última segunda-feira. Ao todo, 25 pessoas foram desalojadas. Todas foram acolhidas em casas de amigos ou familiares.
Agentes da Defesa Civil seguem em atendimentos no município. Um das ocorrências em monitoramento é a encosta na Via Expressa, que registrou novos deslizamentos. A GMF também dá suporte as equipes da Polícia Rodoviária Federal no local, que ainda está com uma das pistas interditada.

Sinais de risco
A Defesa Civil da Prefeitura de Florianópolis alerta que em casos de chuvas fortes e constantes, a população que reside em áreas de morros ou encostas deve redobrar a atenção quanto à possibilidade de desastres.
Rachaduras em muros ou paredes movimentação do solo podem ser sinais de riscos de desmoronamento. Caso sejam identificados, o morador deve buscar um local seguro e comunicar a Defesa Civil, através do telefone 199. 


Alertas da Defesa Civil

Para receber os alertas de segurança emitidos pela Defesa Civil, a população pode cadastrar o CEP da região de interesse gratuitamente. Basta enviar uma mensagem SMS para 40199 contendo apenas no corpo do texto com o Código de Endereçamento Postal (CEP). Quem já possui cadastro não precisa se registrar novamente. Para incluir novo CEP, basta repetir esse passo a passo.


Abrigos

A Prefeitura de Florianópolis conta com abrigo e hotel credenciado para receber a população que necessitar de alojamento. A organização é feita pela Assistência Social do município em conjunto com a Fundação Somar Floripa. O encaminhamento para esses locais é feito pela Defesa Civil da Capital.