Defesa Civil

19/01/2010 - Segurança
Relatório Ocorrências atendidas pela Defesa Civil de Florianópolis no ano de 2009
Falta de infraestrutura e construções irregulares são as maiores causas das ocorrências.

foto/divulgação: Giancarlo Gemelli

Defesa Civil

A Defesa Civil está presente em atividades e ações articuladas envolvendo o poder público e a comunidade, para dar suporte a Florianópolis no sentido de proteção e atendimento às populações urbanas e rurais.

Além de atuar em situações emergenciais, a Defesa Civil desenvolve trabalhos junto à sociedade, entre eles: vistorias técnicas em áreas de risco, emissão de relatórios de vistorias, orientação técnica às comunidades, capacitação e formação de agentes voluntários de defesa civil, trabalhos de prevenção a acidentes, entre outros.

Em 2009, o órgão atendeu 887 ocorrências recebidas através do telefone de emergência 199, e também de solicitações de outros órgãos e secretarias da prefeitura e Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.

Foram solicitados atendimentos em seis regiões de Florianópolis: Maciço do Morro da Cruz, Sul, Norte, Leste, Continente e Centro. E as chamadas eram relacionadas a sete tipos de ocorrências: rochas, alagamentos, deslizamentos, quedas de muros, falta de infraestrutura, árvores e telhados.

A falta de infraestrutura representou 19% das ocorrências atendidas. A região do maciço do Morro da Cruz recebeu atendimento de 281 ocorrências acatadas durante o ano, representando 31,5%. Atendimentos a deslizamentos foram as maiores ocorrências, 252 chamados em 365 dias.

Depois das fortes chuvas de 2008, a Diretoria da Defesa Civil Municipal intensificou o trabalho de prevenção, aplicando um compromisso de gestão, com 19 ações, sendo que 13 já foram colocadas em prática. Ações como, por exemplo: aquisições de mais equipamentos básicos e avançados, fortalecimento do plano de contingência, arrecadação de recursos através do Fundo Municipal de defesa Civil, o FUMDEC, criação do agente civil comunitário, ampliação da frota motorizada.

Com essas ações os números de ocorrência no ano de 2009 foram reduzidos se comparados ao ano anterior.