Secretaria Municipal de Educação

14/07/2014 - Educação
Educação lança 3ª Edição do Professor Nota Dez
Evento ocorrerá no dia 16, juntamente com lançamento da revista “Educação em Florianópolis”

foto/divulgação: Divulgação

Prêmio Professor Nota Dez

Acontece nesta quarta-feira (16), a partir das 18h30, no Teatro da Ubro, o lançamento da terceira edição do “Prêmio Professor Nota 10”, realizado pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Câmara de Vereadores. 

 

O prêmio é uma forma de reconhecer o trabalho dos professores que se empenham na melhoria da qualidade da educação, seja na realização de experiências educativas, inovadoras e transformadoras, seja na atuação do atendimento aos alunos, ou na representação dos valores da prefeitura , como respeito aos servidores, comportamento ético e capacidade profissional. São aceitos trabalhos nas modalidades individual e coletiva.


As inscrições acontecerão do dia 21 de julho até o dia 22 de agosto. Os educadores deverão preencher a ficha de inscrição que se encontra no site da Secretaria Municipal de Educação (CLIQUE AQUI) e entregá-la junto com a documentação necessária na Gerência de Formação Permanente, no Centro de Educação Continuada (CEC), que fica localizado no Centro de Florianópolis, na Rua Ferreira Lima, 82.


Os vencedores ganharão, além de medalhas e diploma, a chance de participar de uma feira, seminário, congresso ou evento similar na área da Educação em território nacional.


A comissão que fará a análise e a seleção dos projetos será composta por representantes da Secretaria Municipal de Educação, e da Câmara Municipal de Florianópolis, Florianópolis, conforme Portaria no 185/2014 publicada em Diário Oficial nos dias 3 e 4 de julho de 2014. O prêmio foi criado pela lei municipal 8024/2009. 

Os projetos vencedores

 

   Diane Schlieck, da Escola Básica Municipal Intendente Aricomedes da Silva, na Cachoeira do Bom Jesus, é uma das ganhadoras, com a criação do “Blog da Horta EBIAS”. Os alunos registram o trabalho realizado na horta da unidade, com os agrônomos Ícaro Pereira e Monica Auga, por meio de fotografias e anotações. Eles montam os textos e os revisam com a ajuda da professora de letramento, Regina Lima. O trabalho é finalizado na sala informatizada, onde, com o auxilio de Diane, os alunos publicam o conteúdo no blog.

 

   O projeto, que visa estimular o desenvolvimento motor das crianças, foi o que consagrou o professor de Educação Física Elias Casemiro Dutra Fernández, da Creche Municipal Vicentina Maria da Costa Laurindo, na Vargem Grande. O professor dá vida a diversos personagens. A mistura de cores é feita por intermédio de um “cientista”; o consumo de frutas e verduras é tratado com “Edenir da Horta”. O “Homem Aranha” ensina a criançada a atravessar sua teia feita de elásticos.

 

   Outro trabalho que é destaque é o da educadora Jamira Furlani, da Creche Municipal Monteiro Lobato, no bairro Carianos, que tem o objetivo de transmitir a cultura Florianopolitana para os pequenos cidadãos. A atividade contou com passeios a tradicionais pontos históricos e turísticos da Capital. Os pequenos fizeram cartazes e tiveram contato com folders e guias de turismo para estimular a associação das crianças, quanto a distancias e localizações.

 

   Transformando a sala de aula em um oceano, além de proporcionar aos alunos diversos passeios e atividades sobre o tema, foi o que levou a educadora Mariana de Oliveira Mendes, da Creche Vila Cachoeira, no Saco Grande II, a participar deste time de professores nota 10. A educadora, percebendo a curiosidades da turminha sobre o oceano, decorou a sala de aula com materiais reciclados para impulsionar a criatividade dos pequenos e esclarecer as duvidas de forma divertida.

 

   Com o projeto “Eu, cidadão do mundo na Ilha da Magia!”, Tatiane Alexandre, do Núcleo de Educação Infantil Maria Salomé dos Santos, em Sambaqui, fechou a equipe de premiados. A professora buscou fazer com que as crianças percebam sua identidade pessoal e cultural, além de proporcionar o contato com diferentes culturas. Rodas de conversa, contação de histórias, músicas e danças são algumas das atividades realizadas para isso. A professora também expôs fotografias e vídeos. Foi utilizado o livro “Que cor é a minha cor?” para explicar a miscigenação do povo brasileiro.

 

 Lista dos projetos premiados em 2013 e seus respectivos autores

 

Blog da horta EBIAS

Escola Básica Intendente Aricomedes da Silva

Autores: Diane Schlieck, Regina Lima, Mônica Dias Leite e Ícaro Pereira

 

Estimulando o movimento

Creche Municipal Vicentina Maria da Costa Laurindo

Autor: Elias Casemiro Dutra Fernández

 

Um pedacinho de terra perdido no mar: Conhecendo Florianópolis

Creche Municipal Monteiro Lobato

Autoras: Jamira Furlani, Nara Costa e Georgia Barros

 

Eu, Cidadão do mundo na Ilha da Magia

Núcleo de Educação Infantil Maria Salomé dos Santos

Autoras: Tatiane Alexandre, Silvia Rodrigues Montiel, Maria de Fátima Xavier de Albuquerque e Priscila Wilma Luiz

 

Descobridores dos Mares

Creche Vila Cachoeira

Autoras: Mariana de Oliveira Mendes, Daynna Junkes, Vania Machado Martins e Deise Arenhart

 

Hora de Ler

Escola Desdobrada Municipal Costa da Lagoa

Autoras: Carolina Kuhnen e Elizete Maria Marques 

 

SME divulga vencedores do Prêmio Professor Nota Dez