Secretaria Municipal de Educação

18/08/2014 - Educação
Professores criam personagens em sala de aula
Educadores criam forma divertida e inovadora de ensinar a criançada

foto/divulgação: Creche Morro do Mocotó

Palhaço Espoleta visitando a Creche Morro do Mocotó

Professores da rede municipal criam personagens para atrair a atenção da garotada. Com direito à caracterização, Ricardo Augusto Rocha e Elias Casemiro Dutra Fernadéz realizam apresentações e contam histórias como forma de ensinar as crianças através da brincadeira.


Ricardo Augusto Rocha é professor da Creche Anjo da Guarda, localizada na Trindade, e conseguiu unir duas de suas paixões: a arte e o ensino. Incorporando o Palhaço Espoleta ele realiza apresentações para a criançada. Caracterizado com sua roupa de lycra e sua sunga vermelha, o Palhaço faz jus ao nome sendo bastante travesso.


Para o educador, é muito importante que outros tipos de linguagem sejam trabalhados com as crianças. Por isso, ele faz bastante uso das linguagens corporal, visual e sonora através do gestual do palhaço, das roupas vestidas por ele, do cenário e de objetos.


A receptividade das crianças é bastante positiva. A atividade ajuda no desenvolvimento da imaginação e na sociabilidade dos pequenos. O professor complementa: “A linguagem teatral faz as crianças entrarem em contato com a arte e aguça a sensibilidade e a capacidade de interagir com o que está em torno delas.”


Com 37 anos, Ricardo trabalha na rede municipal desde 2010. Na Creche Anjo da Guarda, dá aula para um grupo de 20 crianças com idades entre 4 e 5 anos. Ricardo é formado em Pedagogia e atualmente faz um curso de especialização em educação infantil na UFSC.

O teatro no ensino infantil


Ricardo sempre teve vontade de unir o teatro ao ensino. Foi daí que surgiu o convite, vindo de uma amiga, para participar da Trupe da Alegria, onde ele atua há três anos. O professor participou da peça “Brasil de todas as cores”, que conta a história de um manezinho da Ilha que tem vontade de conhecer as diversas culturas que existem pelo país.


O professor também participa de oficinas como palhaço com a “Traço Cia de Teatro” desde 2012. Sempre que é possível, Ricardo faz apresentações solo nas unidades de ensino

Repertório de personagens


Outro que entra na pele de personagens em sala de aula é Elias Casemiro Dutra Fernandéz, professor de educação física da Creche Municipal Vicentina Maria da Costa Laurindo, localizada na Vargem Pequena. Os diversos personagens criados por Elias levam ensinamentos de forma divertida para as crianças.


Um de seus personagens é o bibliotecário Juscelino, que visita a criançada para incentivar a leitura entre os pequenos. Já o militar Alceu de Deus coloca a garotada para se mexer e conversar sobre a importância de se fazer exercícios físicos.


Elias foi um dos vencedores da 2ª Edição do Prêmio Professor Nota Dez, realizado pela Secretaria Municipal de Educação, com o projeto “Estimulando o movimento”. Nele, Elias entrou na pele de dezoito personagens para estimular o desenvolvimento motor das crianças. O Homem Aranha, por exemplo, apareceu de surpresa quando as crianças aprendiam a música “Dona Aranha” e as ensinou a passar por uma teia feita de elásticos.


O projeto foi conciliado com outras atividades da unidade. O personagem “Edenir da Horta” surgiu para incentivar o consumo de frutas e legumes e uma alimentação colorida, balanceada e saudável. Já na pele de um cientista, o professor ensinou as crianças sobre a formação de cores através da mistura de tintas.


galeria de imagens