Secretaria Municipal de Educação

20/11/2014 - Educação
Floripa Letrada ganha mais uma parceria
Livros serão arrecadados por clínica e doados ao projeto

foto/divulgação: Divulgação

Cerca de 1 milhão de obras já circularam entre a população através do projeto.

A leitura é muito importante para a aprendizagem do ser humano. Através dela, pode-se enriquecer o vocabulário, obter conhecimento, desenvolver o raciocínio e a interpretação. É por isso que a Clínica LIV Espaço Saúde está realizando uma campanha de arrecadação de livros. Todos os exemplares serão doados para o Floripa Letrada, projeto da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis.

Os clientes foram contatados no próprio estabelecimento e via e-mail. Mais de 70 livros já foram arrecadados. Quem quiser contribuir, pode deixar as doações até o dia 13 de dezembro na clínica, localizada na rua Tangará, 41, no bairro Agronômica.

Segundo Francine Domingues da Silva, assistente administrativa do estabelecimento, a ideia surgiu após o Dia Nacional do Livro, 29 de outubro. “Eu já conhecia o Floripa Letrada e acho muito interessante o trabalho realizado, de tornar a leitura ainda mais acessível. Decidimos contribuir doando os livros arrecadados para o projeto.”, afirma Francine.


Difundindo a leitura

Desde 2010, os usuários do transporte coletivo têm à disposição, gratuitamente, livros e revistas para serem lidos na espera do ônibus, dentro do veiculo ou durante o trajeto da viagem. Quem quiser, pode levar para casa a obra, mas é importante devolvê-la para que outras pessoas tenham acesso também ao material. Este é o Projeto Floripa Letrada.

Já circularam cerca de 1 milhão de obras pelas mãos das 230 mil pessoas que passam diariamente pelos Terminais de Integração de Florianópolis. O objetivo é promover o acesso democrático e gratuito ao livro, incentivando e valorizando a leitura, estimulando novos leitores, divulgando os escritores catarinenses, tornando a viagem de ônibus mais aprazível, principalmente nos momentos de congestionamentos do trânsito, garantido o direito a leitura e contribuindo com o desenvolvimento cultural e educacional da sociedade em geral.

O projeto é fruto de uma parceria da Secretaria de Educação e Secretaria de Mobilidade Urbana da Prefeitura de Florianópolis, apoiados pela Cotisa e Setuf, com doações oriundas da sociedade civil e instituições públicas e privadas.

Mais informações podem ser obtidas com Rosânia Tomaz, coordenadorea do projeto, através dos telefones (48) 2106-5917 e 9956-2350 ou pelo endereço eletrônico floripaletrada@gmail.com