Secretaria Municipal de Educação

27/01/2015 - Educação
COEB 2015 contará com atrações culturais
Congresso de Educação Básica será realizado nos dias 3 e 4 de fevereiro

foto/divulgação: Divulgação

Evento terá seis palestras e três conferências, com participantes de renome nacional.

Além de palestras e apresentação de trabalhos por professores da rede municipal de ensino, a quinta edição do Congresso de Educação Básica, realizado pela Secretaria de Educação de Florianópolis, contará também com atrações culturais. O evento acontecerá nos dias 3 e 4 de fevereiro, no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina.

 

No primeiro dia, os participantes serão recepcionados no auditório com distribuição de poesias e com apresentação musical da dupla Duo de Pai para Filho, que executará na solenidade de abertura o Hino Nacional e o Rancho de Amor à Ilha. No mesmo dia, às 15 horas, haverá a apresentarão de passistas e porta-bandeira de escola de samba.

 

Na quarta-feira (4), às 10 horas, os participantes do COEB poderão assistir ao número circense do grupo Dali Circo. Mais tarde, às 15 horas, haverá a apresentação do conjunto de música popular brasileira Casa de Santo e, às 17 horas, do Coral Encantos.

 

Palestras e conferências

 

Abrindo as atividades do COEB, Carlos Roberto Jamil Cury, professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC, ministrará a conferência que tratará dos fundamentos, princípios e diretrizes da Educação Básica na perspectiva da indissociabilidade de suas etapas e modalidades de ensino.

 

No mesmo dia, Rui Trindade, professor da Universidade do Porto, em Portugal, dará a palestra “O direito de aprender na Educação Básica: conhecimento e aprendizagem”. Angela Maria Scalabrin Coutinho, da Universidade Federal do Paraná, falará sobre “A infância como categoria social central da educação básica” e Geovana Mendonça Lunardi Mendes, da UDESC, ministrará sobre “Projetos inovadores na Educação Básica”.

 

No dia 4 de fevereiro, Miguel Arroyo, da Universidade Federal de Minas Gerais, dará a conferência “Indagações sobre currículo: conhecimento, diferença cultural e possibilidades de um novo paradigma”. Neste dia haverá a palestra “Educação Básica e a perspectiva intercultural: uma discussão necessária para a consolidação de uma escola de todos”, ministrada por Nadir Esperança Azibeiro, da UFSC. Vânio César Seemann, da Secretaria Municipal de Educação da Capital, falará sobre “As múltiplas dimensões humanas na Educação Básica”, enquanto as professoras Anna Bondioli e Donatella Savio, da Università degli Studi di Pavia, na Itália, darão a palestra “Qual avaliação para as instituições educativas: a abordagem de "promoção do interno" desenvolvida na Itália”.