Secretaria Municipal de Educação

15/04/2015 - Educação
Gerente de Educação Inclusiva da SME palestra em Brasília
Rosângela Machado transmitirá sua experiência a membros do Ministério Público de todo o país

foto/divulgação: Divulgação

Rosângela Machado

   Nesta quarta-feira (15), em Brasília, Rosângela Machado, Gerente de Educação Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação, falou para promotores de justiça de todo o Brasil. Promovido pelo Conselho Nacional do Ministério público, o evento é intitulado “Ação Nacional – Multiplicando a Estratégia – Em defesa da educação inclusiva”. A Capital catarinense é exemplo para o Brasil na área.

 

  O encontro discute estratégias voltadas ao aprimoramento da atuação do MP brasileiro na defesa das pessoas com deficiência. Em sua palestra, Rosangela tratou das iniciativas em favor do direito de todos os estudantes à educação no ensino regular. “A diferença é uma condição humana, presente no nosso dia a dia e deve ser tratada desta forma.”, relata Rosângela.

 

Florianópolis é destaque


   De acordo com os últimos dados, a rede municipal de ensino da capital catarinense é responsável por 520 estudantes com algum tipo de deficiência e transtorno do espectro autista, distribuídos na educação infantil, fundamental e na educação de jovens, adultos e idosos.

 

   Para dar atenção ao grupo, há 44 professores de educação especial que atuam no atendimento educacional especializado e 130 auxiliares para alunos que têm restrições na locomoção, não conseguem alimentar-se sozinhos e necessitam de auxílio nos cuidados pessoais.

 

   Há ainda dez professores e 12 intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), além de 15 professores que atuam no Centro de Atendimento Pedagógico para Alunos com Deficiência Visual – CAP.

 

   São 22 salas multimeios, dotadas de instrumentos e equipamentos, para o Atendimento Educacional Especializado. No CAP são produzidos livros em Braille, livros e textos com caracteres ampliados, mapas em alto-relevo, entre outros materiais acessíveis ao estudante com cegueira ou com baixa visão. Todos os profissionais participam de formação continuada para aprimoramento da prática de Atendimento Educacional Especializado.

 

Dificuldade de incluir

 

   A primeira iniciativa oficial referente à inclusão de pessoas com deficiência nas unidades de ensino veio com a Política Nacional de Educação, de 1986, que introduziu a educação de crianças com deficiências leves na escola regular e crianças com deficiências severas em escolas especiais.

 

   Em 1995, o país avançou. A partir daquele ano ficou garantido a toda criança com deficiência o direito à educação gratuita até os 18 anos em estabelecimentos de ensino integrados ou especiais. Apesar da iniciativa, a população de crianças e jovens com deficiência em idade escolar está em torno de 40 milhões, 85% das quais ainda estão fora das escolas.

 

Anos de dedicação


   Rosângela Machado é doutora em educação pela Universidade Estadual de Campinas. Foi coordenadora-geral da Política de Educação Especial da Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação, professora colaboradora da Universidade do Vale do Itajaí e professora pesquisadora da Universidade Federal do Ceará.

 

   De 2001 a 2008, esteve á frente da Coordenadoria de Educação Especial da Secretaria de Educação de Florianópolis. Atualmente, é gerente de Educação Inclusiva da SME.