Secretaria Municipal de Educação

23/09/2015 - Educação
Parque e animais, os temas dos estudantes na feira
Trabalhos estão expostos em mostras cientificas na Escola Municipal Virgílio Várzea

foto/divulgação: Carin Perske

Alunas Isabella da Silva e Eleysa Matos com o projeto de castração

Com brilho nos olhos, as alunas Isabella da Silva e Eleysa Matos, ambas com 10 anos, mostram empolgação ao apresentarem o projeto “Uma pesquisa sobre cães: Aprender, conscientizar e educar”, que está na I Feira Municipal de Matemática e Ciências e na II Feira Regional de Matemática.

 

“Fizemos muitas pesquisas através da internet, livros e revistas e temos o dado de que há mais de 20 milhões de cães abandonados. Nosso objetivo é mudar essa realidade, mostrando a importância da castração e adoção para que os animais não sejam jogados nas ruas. Estamos muito felizes por poder apresentar nosso trabalho na feira”, comentou Isabela, do 4º ano da Escola Básica Municipal Adotiva Liberato Valentim.

 

Além dos cartazes e material expostos, as meninas, auxiliadas pela professora Caroline Neubert, deixaram um cofrinho no estande para arrecadar fundos que serão doados para uma cuidadora de animais. O projeto está sendo trabalhado pela turma desde o inicio do ano letivo.

O evento está acontecendo nesta quarta-feira (23) e reúne os estudantes da rede municipal de Florianópolis na Escola Básica Municipal Virgílio Várzea, em Canasvieiras. Participam crianças da educação infantil, anos iniciais e finais do ensino fundamental, além de universitários.

 

Mais de 3 mil passam pelo evento

 

São 76 estandes espalhados pela unidade: 42 trabalhos de Matemática e 34 de Ciências. Além das escolas municipais da Capital, há representantes da Universidade Municipal de São José (USJ), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Os estudantes do Centro Educacional Barreiros, localizado em São José, também marcam presença.

 

Os projetos expostos foram desenvolvidos durante o ano letivo, tendo o objetivo de aplicar o aprendizado da sala de aula ao cotidiano dos estudantes. Circulam pelo local, mais de 3 mil pessoas, entre alunos, educadores e visitantes.

 

Mercado Público em centímetros

 

Outra dupla que está muito satisfeita com o evento é Ana Clara Medeiros, 14 anos, e Gustavo Rosing, 13 anos. Os dois são alunos do 8º ano da Escola Básica Municipal Mâncio Costa e levaram o trabalho Matematizando o Mercado Público. Com a ajuda dos colegas de sala, a turma se deslocou ao Mercado da Capital e fizeram a medida do comprimento e largura da construção.

 

“Na sala de aula aprendemos a transformar as medidas reais em centímetros para que coubessem na planta que desenhamos. Foi um trabalho muito legal e diferente porque aprendemos mais sobre a história do Mercado Público e por fazermos a saída de campo na aula de Matemática”, disse Ana Clara.

 

Campanha por parque ecológico

 

O entusiasmo dos estudantes José Luiz e Alícia Medeiros, 11 anos, estava estampado no rosto ao apresentarem o projeto Qual o futuro que queremos? Pertencentes ao 5º ano da Escola Básica Municipal Maria Tomázia, deram um show ao mostrarem para os visitantes toda a pesquisa que realizaram sobre o desmatamento que está acontecendo na região do Santinho.

 

Os estudantes já conseguiram mais de 3 mil assinaturas e estão lutando para conseguir que seja aprovada a construção de um parque ecológico na Lagoa do Jacaré, também localizada no Santinho.

“Estamos pensando no bem-estar da comunidade, por isso criamos um abaixo-assinado para levar à Câmara de Vereadores”, afirmou José.

 

Projetos serão premiados

 

O Secretário de Educação, Rodolfo Joaquim Pinto da Luz, esteve presente à abertura e parabenizou os professores e estudantes que trabalharam juntos para a realização da feira. “Hoje é dia de alegria, especialmente para todos aqueles que se dedicaram e fizeram esse momento possível”, comentou.

 

Jussara Brigo, coordenadora do evento, saudou professores e funcionários e toda a comunidade escolar por prestigiarem e incentivarem os inscritos nas feiras.

O coordenador da rede de Feiras de Matemática, e professor da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Vilmar José Zermiani, também esteve presente. “É uma grande oportunidade para que os estudantes compartilhem experiências e os conteúdos colocados em prática. É um diferencial para os professores e estudantes”, disse.

 

Às 16h30, os trabalhos expostos receberam medalhas, troféus e menção honrosa. O projeto que for selecionado como destaque da feira regional participará da 31ª Feira Catarinense de Matemática, que ocorre nos dias 28,29 e 30, na cidade de Joinville.


galeria de imagens