Secretaria Municipal de Educação
Muitas das 350 espécies de cães registradas no mundo todo são tema do trabalho de pesquisa realizado na Escola Básica Municipal Adotiva Liberato Valentim, na Costeira do Pirajubaé.
A pesquisa está em andamento e tem como objetivo conhecer melhor o universo canino, informar a comunidade sobre as particularidades de cada espécie, bem como conscientizar as pessoas a respeito da importância da adoção e da castração.
Na escola, há um cofre para arrecadar dinheiro para os bichos abandonados. Toda a quantia será doada no final do ano para uma entidade protetora dos animais, independente, da região de Florianópolis.
As atividades promovidas envolvem diversas disciplinas. Na História, foi trabalhada a origem dos cães e sua evolução. Na Matemática, foram resolvidos problemas envolvendo a reprodução deles.
Nas aulas de Língua Portuguesa, houve a interpretação de textos sobre o tema, com discussões em sala e exercícios, e nas de Geografia foram estudadas raças específicas de diferentes regiões.
A iniciativa é da professora Caroline Guião Coelho Neubert, em conjunto com os alunos do quarto ano do ensino fundamental, e faz parte do projeto global intitulado “Aprender a Conhecer: pesquisar de corpo inteiro”. Desde 2014, uma temática é escolhida pelas turmas para ser estudada durante o ano letivo.
A turma,composta por 25 crianças, começou a discutir no início do primeiro semestre qual seria o tema de 2015. Foram dadas 27 sugestões. A partir daí, foi iniciado um trabalho de pesquisa na sala informatizada e na biblioteca da escola, com o intuito de os alunos conhecerem um pouco mais cada um dos assuntos.
Depois disso, foram planejadas campanhas na sala de aula. Os alunos elaboraram cartazes para convencer o maior número de pessoas que determinada temática deveria ser a escolhida. Durante o processo, os alunos se organizaram em comissões e realizaram debates sobre os temas para posterior votação. O assunto vencedor foi “Cães”.
Para Caroline, a iniciativa mostra o quanto é importante o trabalho interdisciplinar ocorrer a partir do interesse do aluno. “Isso amplia o conhecimento das crianças sobre o tema nas diferentes áreas do conhecimento. Possibilita também aos alunos o desenvolvimento e aprimoramento da sua consciência crítica, da autonomia, e ainda faz com que as crianças percebam a relevância de suas atitudes na sociedade em que vivemos, ajudando na sua formação como cidadãos”, avaliou a educadora.