Secretaria Municipal de Educação

06/10/2015 - Educação
Alunos da rede municipal entram no mundo dos cães
Projeto de pesquisa é realizado na EBM Adotiva Liberato Valentim e tem o melhor amigo do homem como tema

foto/divulgação: EBM Adotiva Liberato Valentim

Alunos trabalharam o tema interdisciplinarmente.

Muitas das 350 espécies de cães registradas no mundo todo são tema do trabalho de pesquisa realizado na Escola Básica Municipal Adotiva Liberato Valentim, na Costeira do Pirajubaé.

 

A pesquisa está em andamento e tem como objetivo conhecer melhor o universo canino, informar a comunidade sobre as particularidades de cada espécie, bem como conscientizar as pessoas a respeito da importância da adoção e da castração.

 

Na escola, há um cofre para arrecadar dinheiro para os bichos abandonados. Toda a quantia será doada no final do ano para uma entidade protetora dos animais, independente, da região de Florianópolis.

 

As atividades promovidas envolvem diversas disciplinas. Na História, foi trabalhada a origem dos cães e sua evolução. Na Matemática, foram resolvidos problemas envolvendo a reprodução deles.

 

Nas aulas de Língua Portuguesa, houve a interpretação de textos sobre o tema, com discussões em sala e exercícios, e nas de Geografia foram estudadas raças específicas de diferentes regiões.

 

A iniciativa é da professora Caroline Guião Coelho Neubert, em conjunto com os alunos do quarto ano do ensino fundamental, e faz parte do projeto global intitulado “Aprender a Conhecer: pesquisar de corpo inteiro”. Desde 2014, uma temática é escolhida pelas turmas para ser estudada durante o ano letivo.

 

A turma,composta por 25 crianças, começou a discutir no início do primeiro semestre qual seria o tema de 2015. Foram dadas 27 sugestões. A partir daí, foi iniciado um trabalho de pesquisa na sala informatizada e na biblioteca da escola, com o intuito de os alunos conhecerem um pouco mais cada um dos assuntos.

 

Depois disso, foram planejadas campanhas na sala de aula. Os alunos elaboraram cartazes para convencer o maior número de pessoas que determinada temática deveria ser a escolhida. Durante o processo, os alunos se organizaram em comissões e realizaram debates sobre os temas para posterior votação. O assunto vencedor foi “Cães”.

 

Para Caroline, a iniciativa mostra o quanto é importante o trabalho interdisciplinar ocorrer a partir do interesse do aluno. “Isso amplia o conhecimento das crianças sobre o tema nas diferentes áreas do conhecimento. Possibilita também aos alunos o desenvolvimento e aprimoramento da sua consciência crítica, da autonomia, e ainda faz com que as crianças percebam a relevância de suas atitudes na sociedade em que vivemos, ajudando na sua formação como cidadãos”, avaliou a educadora.


galeria de imagens