Secretaria Municipal de Educação

27/11/2015 - Educação
Músicos se apresentam na Herondina Medeiros
Será o último espetáculo do Grupo Livre de Percussão em escolas públicas municipais

foto/divulgação: Green Multimídia

O último espetáculo do ano será realizado no dia 17, às 20 horas, no Teatro da UBRO.

O quarteto de percussão GLIP - Grupo Livre de Percussão - fará mais uma apresentação em estabelecimento de ensino da rede pública municipal. Na próxima quarta-feira (2), o concerto ocorrerá na Escola Herondina Medeiros Zeferino, em Ingleses, às 10h45 e 13 horas. O último espetáculo do ano será realizado no dia 17, às 20 horas, no Teatro da UBRO. Participações especiais de Marina Coura, Alexandre Damaria, Rodrigo Paiva e Ney Rosauro.

 

O responsável pelo projeto é André Felipe Marcelino, que atua como professor de música na Escola Básica Municipal Intendente Aricomedes da Silva, na Cachoeira do Bom Jesus.

 

O concerto didático, além de apresentar peças de percussão inusitadas e bem variadas, contextualiza o ouvinte, pois os integrantes contam sobre a instrumentação, os elementos musicais, os compositores, curiosidades e fazem com que a música seja ainda mais significativa, dialogando com o público que assiste e interage. Esse tipo de proposta também é responsável por fomentar a produção musical de Santa Catarina, ampliar e, principalmente, formar público para as atividades artísticas e culturais da região.

 

Premiados

 

O projeto “Concertos Didáticos do Grupo Livre de Percussão” foi premiado com o Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2014, na categoria Música. O principal objetivo do grupo é realizar concertos didáticos nos períodos matutinos e vespertinos em escolas básicas de Florianópolis e em diferentes espaços educacionais como contrapartida social e ampliação da proposta, totalizando 17 concertos didáticos.

 

O projeto está na reta final. Já foram realizados 14 concertos, restam apenas o encontro na Escola Herondina Medeiros Zeferino, no bairro Ingleses, e o concerto que encerra o projeto, no Teatro da UBRO.

 

Sobre o Grupo:

 

O Grupo Livre de Percussão (GLiP) é um quarteto formado por André FM, Marcio Bicaco, Osvaldo Pomar e Diogo Costa, músicos profissionais com diferentes formações e conhecimentos musicais que vão do universo popular ao erudito. O grupo surgiu em março de 2014 após a criação da Escola Livre de Música de Florianópolis, pois é integrado por alunos e professores dessa Escola. O gênero é instrumental percussivo, a experiência dos participantes traz à tona um universo rítmico e timbrístico favorecido pela percussão contemporânea, ao interpretar obras de caráter erudito, folclórico e étnico em formações de quarteto e solos.

 

 

Redes sociais e contatos:

 

Facebook: www.facebook.com/grupolivredepercussao

Youtube: www.youtube.com/grupolivrepercussao

Instagram: www.instagram.com/glip_

Soundcloud: www.soundcloud.com/grupolivredepercussao

Email: grupolivredepercussao@gmail.com

André Felipe Marcelino - Grupo Livre de Percussão

(48) 9617-9994

www.ritmosebatucadas.com.br


galeria de imagens