'> Secretaria Municipal de Educação

Secretaria Municipal de Educação

05/05/2016 - Educação
Gêmeos: parto normal e cesariana
A quarta história da série 'Os seis pares de gêmeos da rede' é sobre os irmãos Giovanna e Guilherme

foto/divulgação: Petra Mafalda

Gêmeos frequentam NEI Otília Cruz

Em 2013, Melissa Guimarães e Jarbas Dias Gonçalves estavam à espera do primeiro filho em uma gravidez não planejada. As mudanças na vida dos dois não pararam por aí. Eles estavam prestes a se tornar pais de um casal de gêmeos.

Giovanna e Guilherme nasceram em janeiro de 2014. Hoje, frequentam o Núcleo Municipal de Educação Infantil Otília Cruz, na Coloninha. Estão na unidade em período integral desde os seis meses para que a mãe e o pai possam trabalhar. Além deles, o estabelecimento de ensino atende outros cinco pares de gêmeos.

Guilherme é o mais velho, por questão de minutos. De cócoras, posição utilizada para que a gravidade auxilie no nascimento, Melissa deu à luz ao menino. Antes da vinda de Giovanna, uma surpresa: a mãe passou mal ao ver a placenta e o sangue no chão. Com o desmaio, foi necessário que o parto de Giovanna fosse realizado através de uma cesárea, que ocorre quando o bebê é retirado através de um corte no abdômen e útero.

 

Gêmeos na família

Na família materna de Melissa, gêmeos são comuns. Tias e primas são alguns dos casos. Outro é o de sua bisavó, que não teve somente uma gestação do tipo: deu à luz um par de gêmeos e depois trigêmeos.

 

Apesar do histórico na família, Melissa não esperava receber tamanho presente. Mesmo com o susto inicial, é inegável a alegria em sua voz ao falar dos pequenos. “Há surpresas que vêm para bem”, avaliou.

 

'Parece mais assustador do que é'

 

A mãe conta que os dois têm personalidades bastante distintas. “A Giovanna é mais observadora, acanhada e quieta. Já Guilherme é mais desinibido, mais desapegado. Ao chegar na creche, é o que se adapta mais rápido”.

Ao mesmo tempo em que são independentes entre si, possuem uma relação muito forte. “Eles sempre que acordam se abraçam e desejam bom dia”.

 

Em casa, são bastante tranquilos. Não são de brigar e não dão trabalho. “Parece mais assustador do que realmente é”, diz a mãe sobre cuidar diariamente de duas crianças.

Danielli é professora dos gêmeos e afirma que a relação dos dois com os colegas é boa. “Apesar do vínculo que os une, na sala eles são muito independentes e não ficam toda hora juntos”. O menino gosta de ouvir histórias e observar as figuras dos livros. Já Giovanna adora brincar e cuidar das bonecas.

 

Nesta seta-feira (6), será a vez das gêmeas Maria Eduarda e Maria Vitória. A história delas estará nestas páginas.