Secretaria Municipal de Educação

25/05/2016 - Educação
Ginásio é utilizado no projeto 'Driblando a Vida'
Aula de futebol gratuita atende alunos e comunidade na Escola João Gonçalves Pinheiro

foto/divulgação: Petra Mafalda

Prefeito na entrega do ginásio.

Com apenas 11 anos, Maria Luiza já demonstra intimidade com a bola de futebol. O coração bate mais forte quando entra nas famosas peladas.

 

A habilidade da jovem é notável pelos dribles e passes que arrisca no meio dos jogos com os colegas. Entendedora das regras, repudia a violência no esporte e faz valer seus conhecimentos técnicos.

 

A paixão pelo esporte é coisa séria e levou a estudante do 5º ano da Escola Básica Municipal João Gonçalves Pinheiro, no Rio Tavares, a integrar no ano passado o projeto ‘Driblando a Vida’. Com o apoio da Prefeitura de Florianópolis, a iniciativa é do Instituto Lagoa Social, que atua na unidade desde 2009, disponibilizando aulas de futebol gratuitas para meninos e meninas.

 

Com a bola nos pés, hoje, a estudante comemora a inauguração da reforma do ginásio de esportes da escola, que continuará sendo palco do projeto.

 

Ao lado das amigas Thaina Dias, Cecília Vidal e Beatriz Nunes, todas com 11 anos, Maria Luiza comenta o que achou das melhorias no local.

 

“Ficou tudo muito bonito. O ginásio é utilizado por todos nós e também pela comunidade, através projeto. Estou muito feliz por poder voltar a jogar aqui”, comenta.

Do grupo, apenas Maria e Thaina participam do Driblando a Vida, mas Cecília e Beatriz também querem entrar na equipe.

 

Para o quarteto de meninas, há dois ídolos no futebol: Marta, jogadora da seleção brasileira feminina; e Neymar, que também veste a camisa amarela nacional, além de atuar pelo Barcelona, time espanhol.

 

Bola quicando

Bruno Henrique tem 15 anos. Não pode ver uma bola em campo que já quer participar do jogo.

O estudante mora no Campeche, e também é do “Driblando a Vida”. “Venho no contraturno pra participar da escolinha. Não gosto de ficar no computador de bobeira, prefiro jogar futebol com os meus amigos”, diz.

 

 Aproximar a escola da comunidade


Felipe Oliveira, coordenador do projeto ‘Driblando a Vida’ , que beneficia 80 crianças, esteve presente na inauguração, e aproveitou o momento para distribuir aos alunos um lembrete de que aulas da escolinha voltam na próxima terça-feira, 31.

 

“Nosso objetivo é utilizar o espaço em prol dos jovens. Aproximar a escola da comunidade e trabalhar a importância do respeito e espírito de equipe”, disse Felipe.

 

Para participar, as crianças e adolescentes, com idades entre 7 e 16 anos, precisam comparecer na EBM João Gonçalves nas terças e quintas-feiras, das 18h30 às 20h30. Além dos alunos da instituição, os jovens da comunidade do Rio Tavares também podem integrar o projeto.

 

No local, os professores do projeto, Olavo Maximiano e Beatriz Helena, entregam aos alunos uma ficha de inscrição e também anotam a frequência dos participantes.

 

“Sou professora do projeto há 2 anos. É maravilhoso ver o apoio dos pais e dos alunos à iniciativa. Vamos seguir adiante e aproveitar da melhor maneira o novo espaço”, completa.

 

“O ginásio é o grande espaço de convivência dos estudantes”


 A inauguração foi marcada pela presença do prefeito Cesar Souza Junior. “Esse espaço é um grande centro de interação dos alunos. Por isso, a importância de melhorá-lo e de atender as necessidades de toda a comunidade”, afirma.

 

Para o secretário de Educação Rodolfo Joaquim Pinto da Luz, que prestigiou o evento, “a luta pelas melhorias vão continuar. Nosso objetivo é sempre oferecer a melhor estrutura para que todas as crianças e adolescentes sejam bem atendidas.”

 

Novinho em folha 

 

O espaço recebeu pintura da quadra esportiva, assim como os equipamentos e refletores de iluminação interna e sistema elétrico. Pintura geral e a substituição da estrutura metálica do telhado são outros itens das benefeitorias. Foram investidos R$ 275 mil, contemplando 650 alunos do 1º ao 9º ano.

 

A unidade recebeu outra melhoria: foi construída uma cobertura zenital de estrutura metálica com fechamento em vidro laminado para proteger os alunos da chuva entre um bloco e outro da escola.

 

Por ser de vidro, a luz natural exterior é aproveitada no ambiente. Foram aplicados R$ 213 mil. Além da nova estrutura, a unidade possui duas quadras poliesportivas descobertas.


galeria de imagens