Secretaria Municipal de Educação

18/07/2016 - Educação
Crianças, carro de boi e tradição no Sul da Ilha
A iniciativa partiu de uma turminha da Creche Municipal Francisca Idalina Lopes, no Morro das Pedras

foto/divulgação: Divulgação

Seu Chinico transporta a criançada no carro de boi

Com o objetivo de ampliar o conhecimento dos pequenos com relação à história, cultura e tradições que cercam Florianópolis, as professoras Fabiana Moreira e Valeria Pereira, da Creche Municipal Francisca Idalina Lopes, no Morro das Pedras, iniciaram o projeto 'Pequenos Exploradores na Ilha da Magia'.

A mais recente atividade da turma, com crianças entre 5 e 6 anos, foi conhecer a tradição do 'carro de boi', um dos mais primitivos e simples meio de transporte, geralmente utilizado em meios rurais, para cargas (produtos agrícolas) e pessoas. Para isso, receberam na unidade Geralcino Fernandes, 79 anos, conhecido na comunidade como 'Seu Chinico'.

Além de conversar com os pequenos e responder as dúvidas e curiosidades, 'Seu Chinico' contou sobre os tempos antigos e explicou como a farinha de mandioca era feita manualmente ainda no inicio de desse século. No final do encontro, o grupo ainda pôde dar uma voltinha no 'carro de boi' de Geralcino. 

Os pequenos também participaram de outras saídas, conheceram a cabeceira da ponte Hercílio Luz, visitaram a Lagoa do Peri e fizeram uma visitinha ao Ecomuseu do Ribeirão da Ilha. As atividades contaram com o apoio das auxiliares de sala Fabiana Karla e Deise Falconi,


galeria de imagens