Secretaria Municipal de Educação

29/09/2016 - Educação
Caieira ganha creche após 20 anos de espera
Será a décima unidade em execução, garantindo 1.890 novas vagas

foto/divulgação: Ricardo Medeiros

Secretária da Educação, Maria Joé Brandão (casaco azul marinho) e representantes da comunidade do Saco dos Limões

“Foi uma luta desesperadora com muitas brigas. Foram mais de 20 anos de espera por um espaço educativo para deixar as nossas crianças”. O desabafo de Rosimeri Melo de Souza ocorreu na assinatura da ordem de serviço para início da construção da Creche Municipal da Caieira do Saco dos Limões.


A presidente da associação dos moradores, com mais sete representantes da comunidade, esteve nesta quinta-feira (29) no gabinete da secretária municipal de Educação, Maria José Brandão, para a solenidade.

 

“Fica difícil encontrar palavras para transcrever a alegria do meu coração. Talvez eu possa resumir em ‘gratidão’ “, disse, emocionada. Com localização na rua General Vieira da Rosa, será o décimo estabelecimento de ensino em execução na área da educação infantil. A capacidade é para 215 crianças de zero a cinco anos.

 

“Existem casos bem preocupantes em nossa região, com crianças ficando em casa, não indo, portanto, às vezes, para a escola, para ficar cuidando dos irmãos menores, enquanto os pais estão no trabalho. Mas isso agora vai acabar”, acrescentou Rosimeri Melo. Com mais este novo prédio, estão garantidas a abertura de uma média de 1.890 novas vagas na cidade.

Estrutura

A Creche da Caieira do Saco dos Limões terá 1.635 m². Serão dois pavimentos, com 12 salas e um elevador. No térreo, estarão as salas da direção, atendimento de saúde, copa, lavanderia, almoxarifado, cozinha e despensa, além das salas de atividades e a área de recreação coberta, que também servirá como refeitório nos horários estabelecidos.


A área contará com uma recepção, banheiro infantil e para cadeirantes, e sanitários para atendimento a professores e administrativo.


Já o pavimento superior será composto por oito salas de atividades e uma sala multiuso. Entre cada duas salas haverá um banheiro coletivo unissex, conforme as exigências da Secretaria Municipal de Educação. O ambiente será composto por cômodos para armazenar materiais didáticos, a lavanderia e armários para guardar os materiais de limpeza.

 

Com prazo de 180 dias, a obra ficará sob a responsabilidade da empresa Progredior Construtora Ltda. O novo estabelecimento de ensino contará com o investimento de R$ 4 milhões.

 

Serão dez creches em execução

Desde 2013, já foram construídas cinco unidades de educação infantil, o que permitiu a abertura de 1.184 novas vagas. Foram construídas a Creche Clair Gruber Souza (Canasvieiras), Creche Hassis (Costeira do Pirajubaé), NEI Gentil Mathias da Silva (Ingleses), NEI Maria Elena (Ingleses) e NEI Otília Cruz (Coloninha) .

 

Em fase de finalização, encontra-se a Creche Sol Nascente (Monte Verde), que viabilizará mais 72 matrículas de crianças de zero a cinco anos.

 

Com a Creche Saco dos Limões, serão dez que estarão em execução. As demais são: Creche Vila Aparecida (Coqueiros), Creche Areias do Campeche (Areias do Campeche), Creche Red Park (Rio Vermelho), Creche Canto da Coruja (Rio Vermelho), Creche Morro do Céu (Agronômica), Creche Tapera (Tapera), Creche Cachoeira do Bom Jesus (Cachoeira do Bom Jesus), Creche Portal do Ribeirão (Ribeirão da Ilha) e Creche Morro do Horácio (Morro do Horácio).


galeria de imagens