Secretaria Municipal de Educação

18/11/2016 - Educação
Educação combate o racismo na rede
Diretrizes curriculares para relações étnico-raciais serão lançadas durante seminário

foto/divulgação: Juliana Santos

Evento ocorre nesta segunda e terça-feira

 

Debater o processo de implementação da educação das relações étnico-raciais e o ensino da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena na rede municipal de ensino de Florianópolis. Este é o principal objetivo da Secretaria de Educação da Capital para realizar na próxima segunda-feira (21) e terça-feira (22), o décimo Seminário de Diversidade Étnico-Racial.

 

Haverá lançamento das Diretrizes Curriculares Municipais para Educação das Relações Étnico-Raciais na Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. O evento ocorrerá sempre das 8h30 às 17 horas.

 

O público-alvo são profissionais da educação, pesquisadores, acadêmicos e membros dos movimentos sociais. O seminário ocorrerá logo após o Dia da Consciência Negra, 20 de novembro,  data da morte de Zumbi dos Palmares. Um escravo, líder do Quilombo dos Palmares, que simbolizou a luta do negro contra a escravidão e pela igualdade de direitos.  

 

No primeiro dia ocorrerá o lançamento das diretrizes curriculares para a educação das relações étnico-raciais. O documento apresenta possibilidades de implementação de ações de combate ao racismo e de  todas as formas de preconceito.

 

 

Para Sônia Carvalho, coordenadora do programa de diversidade étnico-racial da SME, as diretrizes buscam o equilíbrio das histórias, onde o  trabalho com a cultura africana e afro-brasileira, europeia e indígena se equivalem. “Isto possibilita às crianças, adolescentes, jovens e adultos, a construção de identidades positivadas e de relações fraternas e solidárias. As diferenças são tratadas apenas como diferenças e não como desigualdades”. 

 

A respeito do tema falará a professora Jeruse Maria Romão, presidente do Fórum Permanente de Educação das Relações Étnico-Raciais de Santa Catarina,  e consultora da rede municipal de ensino da Capital.

 

 

Também está marcada para a segunda-feira a conferência sobre  promoção da igualdade racial, com o sociólogo João Carlos Nogueira, coordenador executivo  da  Rede Brasil Afroempreendedor.

 

Haverá ainda a mesa redonda “As políticas de diversidade étnico-racial: balanços e desafios”, coordenada pelo professor Paulino de Jesus Cardoso , coordenador   do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros- NEAB- da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

 

O dia será encerrado com a palestra da professora Lia Vainer Schucman- “Relações raciais no Brasil: estudos sobre branquitude”.

 

Na segunda-feira (21) haverá uma série de relatos de pesquisas e experiências. Além disso, o evento contará com a palestra da professora da Universidade Federal de Santa Catarina, Joana Célia dos Passos- “O estado da arte sobre a diversidade étnico-racial na produção científica: perspectivas e desafios”.

 

 

21/11/2016 – Segunda Feira

 

 8h30 -9h -Cerimônia de abertura

 

9h -9h30 -Apresentação Cultural

 

9h30-10h- Lançamento oficial da publicação “Diretrizes curriculares municipais para a educação das relações étnico-raciais na rede municipal de ensino de Florianópolis”.

 

10h -11h - Conferência: As políticas educacionais: perspectivas e desafios para a promoção da igualdade racial.

 

Conferencista: Profº Me. João Carlos Nogueira (Sociólogo/Arqueólogo – UTAD/Portugal, Coordenador de Programas e Pesquisas – NEN e Coordenador Executivo – Rede Brasil Afroempreendedor – REAFRO)

 

 11h -12h – Conferência

 

 As diretrizes curriculares municipais para a educação das relações

étnico- raciais da Educação Básica na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis.

 

 Conferencista: Profª Ma. Jeruse Maria Romão (FEDERER -SC)

 

12h -13h Intervalo

 

13h -15h Mesa redonda

 

 As políticas de diversidade étnico-racial: balanços e desafios.

Coordenador da mesa: Profº Dr. Paulino de Jesus Cardoso (UDESC/NEAB)

 

 

15h15 -17h Palestra

 Relações raciais no Brasil: estudos sobre branquitude.

Palestrante: Profª Dra. Lia Vainer Schucman

 

17h - Encerramento

 

Dia 22/11/2016 – Terça –feira

 

8h30 -10h- Relatos de pesquisas

1. A política de Educação de Relações Étnico-Raciais (ERER) na Educação Infantil

 

Apresentadora: Profª Ma. Thais de Carvalho

 

2. “Provocações crônicas”: a construção de um site educativo para repensar a escola, a disciplina de História e as Áfricas.

 

 Apresentador: Profº Me. Bruno Ziliotto

 

 3. A ERER e o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira na EJA Centro – Matutino (2010 - 2015): diálogos possíveis com o Programa Diversidade Étnico-Racial da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis

 

Apresentadora: Profª. Ma. Carina Santiago dos Santos (EJA Municipal)

 

 

10h15 -12h - Palestra

 

 O estado da arte sobre a diversidade étnico-racial na produção científica: perspectivas e desafios.

 

 Palestrante: Profª Dra. Joana Célia dos Passos (UFSC)

 

 

13h -15h Relatos de experiências

 

1-Do Rei do Fogo ao Rei do Samba: rainha e rei da áfrica eu sou.

 

Relatoras: Profª Marcia Theodorico Mezzomo (SME/Creche Morro da Queimada) e Eva Albertina da Silva (SME/Creche Morro da Queimada)

 

2- Jogos de tabuleiro: uma abordagem do ponto de vista da diversidade étnico-racial

 

 Relatora: Profª Karla Pereira Tives (SME/E.B.M. João Alfredo Rohr)

 

3-Possibilidades de desconstrução do racismo a partir das pesquisas dos estudantes da EJA – Continente.

 

Relatores: Profª. Eliane Paz da Silva (SME /EJA) e Profº Dr. Elton Franscisco (SME/EJA)