Secretaria Municipal de Educação

22/03/2017 - Educação
Professora municipal inventa brincadeira e é selecionada para Festival Nacional de Matemática
Roberta Schnorr, da Escola Vitor Miguel de Souza, criou o “detetives dos números”

foto/divulgação: SME

Professora Roberta e seus alunos do segundo ano jogando detetives dos números

A professora da rede municipal de ensino Roberta Schnorr Buehring, da Escola Básica Municipal Vitor Miguel de Souza, no Itacorubi, foi uma das selecionadas no país para apresentar-se no Festival da Matemática, na cidade do Rio de Janeiro. Roberta foi escolhida por uma brincadeira que criou ano passado com os alunos de sete e oito anos, do segundo ano do ensino fundamental, chamada “detetives dos números”.

 

 

Ela é a primeira professora da rede a ser escolhida para o Festival. De Florianópolis, apenas um pesquisador representando a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) a faz companhia.

 

 

Professores do Brasil inteiro poderiam inscrever-se para participar das oficinas e apresentações no evento. Na inscrição, o professor ou pesquisador deveria apresentar uma brincadeira inédita que mostrasse que essa ciência, que lida com a lógica para a resolução de problemas, é agradável.

 

 

O Festival da Matemática acontecerá na capital fluminense de 27 a 30 de abril. Além de palestras sobre o ensino e a aprendizagem da área, com pesquisadores nacionais e internacionais, haverá oficinas lúdicas que têm a intenção de mostrar como a matemática pode ser explicada de forma prazerosa, sendo divertida e acessível a todos. Roberta se apresentará em um estande para professores e crianças.

 

 

A brincadeira

 

 

O divertimento “detetives dos números” consiste em um aluno colocar um papel na testa com um número escrito, sem saber de qual se trata. A partir daí, ele começa a fazer perguntas para os colegas de sala, procurando descobrir o algarismo. De acordo com Roberta, apesar de ser uma brincadeira simples à primeira vista, ao mesmo tempo é muito eficiente para ensinar o valor posicional dos números, as regularidades numéricas, antecessor e sucessor, antes e depois, maior e menor, par e ímpar.

 

 

Segundo Roberta, desde que a brincadeira começou a ser feita na sala, os alunos tiveram uma grande melhora na aprendizagem e no entendimento matemático. As crianças fizeram a Prova Floripa e a Provinha Brasil no final do ano passado, mas ainda não receberam os resultados. Mesmo assim, a professora observa que os alunos não tiveram muita dificuldade com a parte da matemática. “Usando o sistema numérico como recurso, eles conseguem resolver qualquer problema”, explica.

 

 

Estou muito feliz”

 

 

Roberta é professora há 21 anos.  Entrou na rede municipal em 2000 e há dois anos está na Escola Vitor Miguel de Souza. Ela é formada em Pedagogia e tem mestrado em Alfabetização Matemática. “Estou muito feliz com a participação no evento e espero que a nossa brincadeira de ‘detetives’ também faça sucesso nacionalmente”, finaliza.


galeria de imagens