Secretaria Municipal de Educação

17/08/2017 - Educação
Biblioteca Central da SME recebe visitas de unidades educativas da rede
Para participar do projeto, basta enviar um e-mail para debec.admin@sme.pmf.sc.gov.br

foto/divulgação: Liliana Oliveira Granemann Rosa

A professora doutora Rosetenair Feijó Scharf, assessora pedagógica do DEBEC, foi quem criou o projeto

A Prefeitura Municipal de Florianópolis, por intermédio da Secretaria de Educação, desenvolve o “Viajando com e nas palavras – formação de leitores na educação básica”. O projeto beneficia crianças e adolescentes, promovendo  uma ação dinamizadora de leitura e contação de histórias.

 

A professora Rosetenair Feijó Scharf, assessora pedagógica do Departamento de Bibliotecas Escolares e Comunitárias da SME (DEBEC), foi quem criou o projeto e quem o administra. Recentemente, a Biblioteca Central recebeu a turminha de crianças de três anos da Creche Municipal  Nossa Senhora Aparecida, do Pantanal.

 

“A literatura promove experiências significativas, oportunizando o desenvolvimento da estética, das linguagens, das sensações, de fantasias, imitações, emoções, aventuras e criatividade”, explica Rosetenair, que é doutora em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e trabalha na Rede Municipal de Florianópolis desde 1981.

 

 

As duas ações

 

O projeto possui duas ações: em uma delas, a unidade educativa interessada vai até a biblioteca  central para conhecer o espaço, escutar histórias e leituras de diversas narrativas, promovendo momentos de expressividade corporal e ampliação do repertório linguístico, literário e cultural.

 

Na outra ação, a professora se desloca até a unidade, para conversar sobre literatura e sobre a importância dos livros com a criançada, além de também contar histórias.

 

Como principal critério para participar destes momentos a unidade educativa precisará se agendar com antecedência, mandando um e-mail para debec.admin@sme.pmf.sc.gov.br, dizendo que possui interesse.

 

 

As visitas

 

Durante o primeiro semestre, Rosetenair visitou a Escola Básica Beatriz de Souza Brito, no Pantanal; a Creche Celso Ramos, na Prainha; a Creche Abraão, no bairro Abraão; e a creche conveniada Vó Inácia, no Campeche.

 

De acordo com a professora, para este semestre, já estão marcadas duas visitas das crianças da Creche Lausimar Maria Laus na biblioteca central. Para setembro, mas ainda sem data definida, a Creche Rosa Maria Pires e novamente as crianças da Creche Nossa Senhora Aparecida também participarão do projeto.

 

Também em setembro, Rosetenair visitará o Núcleo de Educação Infantil (NEI) Maria Salomé dos Santos e a Creche Hassis. No mês de outubro, estará na Escola Básica Maria Conceição Nunes, no NEI Santo Antônio de Pádua e na Escola Desdobrada Costa de Dentro.

 

 

Cronograma

 

 

- Atividades na Biblioteca Central (CEC):

 

12/09 – Matutino – Creche Lausimar Maria Laus.

 

10/10 – Vespertino – Creche Lausimar Maria Laus.

 

 

- Atividades nas unidades (todas no período matutino):

 

06/09 – NEI Maria Salomé dos Santos.

 

30/09 – Creche Hassis.

 

06/10 – EBM Maria Conceição Nunes.

 

18/10 – NEI Santo Antônio de Pádua.

 

28/10 – EDM Costa de Dentro (Evento com a comunidade no sábado – Pic-Nic Literário).


galeria de imagens