Secretaria Municipal de Educação

02/03/2018 - Educação
Educadora se aposenta em escola que leva nome da mãe
Só na Escola Municipal de Florianópolis Albertina Madalena Dias, Ana Maria trabalhou 22 anos

foto/divulgação: Arquivo Pessoal

Ana Maria Dias

Ela nasceu em Florianópolis em 1957, mesmo ano em que passou a funcionar em uma sala na casa dela a Escola Municipal Vargem Grande. A professora do estabelecimento de ensino era sua mãe, Albertina Madalena Dias com quem aprendeu a ler e escrever. A escola ficou dentro da casa da família de Ana Maria até 1971.  Encantada pelo mundo das letras, tornou-se auxiliar de sala na educação infantil. Recentemente, aposentou-se pela Prefeitura da Capital tendo como último trabalho a antiga Escola Vargem Grande, que desde 1996 leva o nome de Albertina Madalena Dias.

 

“Procurei fazer, com amor e carinho, o que minha mãe me pediu: ‘filha, procure sempre amar muito as crianças. É o que eu fiz e continuarei fazendo’”. Ana é graduada em Pedagogia e especialista em educação infantil.

 

Concursada, iniciou suas atividades em junho de 1987, no Núcleo de Educação Infantil (NEI) Raul Francisco Lisboa, no bairro Santo Antônio de Lisboa. Lá, estiveram matriculados os filhos Alexandre e Andressa, que ficaram sob a responsabilidade da própria Ana Maria.

 

A partir de1995, até a aposentadoria, foi exercer a profissão no NEI que funciona na escola que seria batizada com o nome da mãe, na Vargem Grande. “Eu sou grata a Deus, meus pais, filhos, netos, irmãos, que contribuíram para que eu seguisse esta minha longa jornada na educação da rede municipal”.

 

Ela teve a oportunidade, em 2017, acompanhada dos irmãos Carlos e Mário, de participar do aniversário de comemoração dos 60 anos de existência da Escola Básica Municipal Albertina Madalena Dias. “Foi feita uma linda homenagem pela direção, equipe pedagógica, professores, funcionários, administrador, estudantes e pais”. O retrato da mãe foi colocado em um lugar de destaque na unidade.

 

Para Ana Maria, trabalhar todos esses anos na educação foi muito prazeroso. “Com as crianças, brincamos, aprendemos e construímos coisas bem bacanas juntos. Voltei a ser criança”. E ela continua: “esses momentos vividos ficarão, com alegria, guardados no meu coração”.

 

O que fazer a partir de agora. Curtir os filhos Adriana, Andressa e Alexandre, os netos Marcus Vinícius (5 anos) e Antônio (4 meses) . Viajar um pouco, fazer serviço voluntário. Retornar à área da educação é uma idéia que não está descartada por Ana Maria.

 

Pessoas como Ana Maria qualificam cada vez mais a rede municipal de ensino, destaca o secretário de Educação. “Que essa profissional consiga bem desfrutar a aposentadoria merecida”, frisa Maurício Fernandes Pereira.


galeria de imagens