Secretaria Municipal de Educação

26/09/2018 - Educação
Turma de núcleo de educação infantil pratica o Yoga
No Neim Maria Elena da Silva, os benefícios para os pequenos incluem estado de relaxamento, recolhimento interior, calma psíquica, lucidez mental e percepção interna

foto/divulgação: SME

O pequeno Arthur pratica yoga com apenas 3 anos de idade

As professoras Flavia Andreazza e Luiza Oliveira, do Núcleo de Educação Infantil Municipal de Florianópolis (Neim) Maria Elena da Silva, nos Ingleses, acrescentam em suas aulas de educação física práticas ligadas ao conceito do yoga. Dentro do projeto de cultura de paz, as educadoras trazem para o dia a dia da criançada de quatro a seis anos atividades com músicas,  exercícios de respiração, massagem e conversas em roda. Tudo para proporcionar relaxamento, concentração, autocontrole, paciência e tolerância.

 

Luiza desenvolve a iniciativa com oito grupos da unidade, na segunda, quarta e quinta-feira, pela manhã e à tarde. São ações para incentivar o “ouvir o outro”, a expressar-se e manter o autocontrole por meio do equilíbrio emocional.


“O cuidado de si e do outro é tema nas aulas de Educação Física. Quando alguma criança se machuca, chora ou demonstra estar desconfortável com algo, nós paramos a brincadeira para saber o que aconteceu e abrimos diálogo com o grupo sobre o ocorrido, a seguir orientamos a criança responsável pelo acidente ou conflito a cuidar do colega”, explica Luiza.


Aliado à filosofia Yóguica, a professora Flavia Andreazza, criou o projeto Yoga Kids. A educadora observou todos os movimentos das crianças a fim de adaptar o projeto dentro da atividade lúdica da brincadeira, que é o eixo norteador da Educação Infantil. Flavia atende grupos que reúnem crianças de três a seis anos de  idade  na segunda e quarta-feira, no turno vespertino. 

 

“Em um mundo onde cada vez mais cedo é imposto rendimento, resultados, e por muitas vezes as crianças não têm o tempo delas respeitado, começamos a verificar quadros de ansiedade e frustrações em uma fase que deveria ser de descobertas e autoconhecimento”, afirma a professora Flavia Andreazza.

 

As duas profissionais , com a direção do Neim,  promoveram neste mês  a “Festa da Paz e do Bem estar. O tema da comemoração foi inspirado na Índia, país mundialmente conhecido pela cultura da paz e não violência, incentivado pelo princípo ético dos Yogues, praticantes do Yoga.

 

A garotada pôde experimentar comidas típicas indianas, como o pão sem fermentação, o Chapati e cantar músicas com a psicoterapeuta Talita Oliveira.



“É importante que as unidades trabalhem a diversidade, consolidando valores como respeito e tolerância entre as crianças”, conclui o Secretário de Educação, Maurício Fernandes Pereira.

 

 

A Filosofia Yoga

 


A palavra Yoga significa controlar e unir. É um conceito originário da Índia. Nele, são aplicados movimentos físicos, que estão associados com as práticas meditativas. Os benefícios incluem estado de relaxamento, recolhimento interior, calma psíquica e lucidez mental e percepção interna. Ao mesmo tempo contribui para o aumento da flexibilidade e o vigor do organismo físico.


galeria de imagens