Secretaria Municipal de Educação

04/02/2019 - Educação
Doutor em Educação ministra conferência de abertura do COEB 2019
Evento está sendo realizado no Centro de Cultura e Eventos da UFSC

foto/divulgação: Matheus Trindade

Jamil Cury atua nas áreas de leis de diretrizes e bases, política educacional, legislação educacional e educação de jovens e adultos

E foi dada a largada na edição de 2019 do Congresso de Educação Básica, o COEB. A conferência de abertura, ministrada pelo professor doutor Carlos Roberto Jamil Cury, da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Minas Gerais, aconteceu das 10h30 às 12h.

 

Com o tema “Sujeitos e processos de aprendizagens: tramas da educação básica”, a conferência tratou o papel político da escolarização na formação dos sujeitos; o direito à aprendizagem; e a conquista da Educação Básica como direito, além de seus sujeitos e suas interfaces com a diversidade e a emancipação humana. Também discutiu os desafios da escolarização, da formação integral e da preparação para o mundo do trabalho.

 

Educador há mais de 50 anos, Jamil Cury atua nas áreas de leis de diretrizes e bases, política educacional, legislação educacional e educação de jovens e adultos. Doutor em Educação, é vice-presidente da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) e atual membro do seu conselho nacional.

 

Dentre diversas obras, é autor dos livros “Educação e direito à educação no Brasil: um histórico pelas Constituições” (2014), “Os Parâmetros curriculares nacionais e o ensino fundamental” (1998) e “Educação e contradição: elementos teórico-metodológicos para uma teoria crítica do fenômeno educativo” (1989).

 

O Congresso de Educação Básica (COEB) é promovido pela Prefeitura de Florianópolis, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, e está acontecendo no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina. Em sua oitava edição, tem como tema “Identidades, Práticas e Aprendizagens na Educação Básica”. O COEB encerra-se nesta terça-feira.


galeria de imagens