Secretaria Municipal de Educação

15/03/2019 - Educação
Neim homenageia artista plástica catarinense Eli Heil
Projeto tem por objetivo valorizar os artistas locais e a cultura manezinha

foto/divulgação: arquivo sme

Materiais como conchas, água, canudinhos, gravetos e areia foram utilizados

Através das obras da artista plástica catarinense Eli Heil, as crianças do Núcleo de Educação Infantil Municipal de Florianópolis (Neim) Marcelino Barcelos Dutra, localizado no Ribeirão da Ilha, tiveram contato com o mundo das artes.

 

Desenvolvido com os grupos de 3 e 4 anos, a atividade realizada pelas professoras Camila, Elenir e Marizangela busca valorizar os artistas locais e a cultura de Florianópolis, com o intuito das crianças criarem as suas próprias obras de artes, estimulando a criatividade desde pequenas.

 

O projeto “Construindo possibilidades no Neim Marcelino : Artes, Diversidades, Identidades” surgiu das vivências com os dois grupos. Conhecendo e entendo suas necessidades e preferências para as artes.

 

“Com a iniciativa pretendemos que as crianças percebam e compreendam a importância das artes, visando uma construção de cidadãos críticos e reflexivos para uma sociedade mais justa, democrática e igualitária, explica a diretora da unidade educativa Tatiana Vieira.

 

O estabelecimento de ensino pretende através das artes, que o grupo ao vivenciar o contato possa reconhecer, aprender e compreender as mais diversas linguagens de diferentes artistas, e consequentemente, algumas técnicas empregadas.

 

“A arte auxilia as crianças a expressarem suas emoções e seus sentimentos. Por isso, práticas como essa, são tão importantes para o desenvolvimento das nossas crianças da rede municipal de ensino”, salienta o secretário de Educação Maurício Fernandes Pereira. 

 

Debatendo sobre a artista

 

Em uma roda de conversa, as professoras apresentaram para os pequenos a artista Eli e suas obras. Algumas temáticas sobre o assunto foram abordados e questionados como quem foi ela, como produziam suas obras e que materiais utilizava.

 

A conversa foi feita com o auxilio de imagens de boa qualidade, das obras de Heil. Foi apresentado aos grupos diversos objetos como sapatos, pincéis, bolsas para as crianças, remetendo tudo isso às técnicas utilizadas por Eli.

 

 

As crianças reproduziram as suas obras de arte com argila, no espaço externo da unidade educativa ao som do trio pop operático italiano, Il Volo. Para explorar o mundo das artes e soltar a imaginação materiais como conchas, água, canudinhos, lã, pedaços de gravetos e areia foram disponibilizados.

 

 

“Nós colocamos a ópera para que elas pudessem se concentrar com a proposta. Fizemos um varal expondo seus trabalhos para que as crianças pudussem ressignificar e para que possamos ampliar e diversificar o repertório cultural delas”, conta Tatiana.

 

 

Quem foi Eli?

 

Eli Heil foi uma artista plástica catarinense, autodidata, formada em Educação Física, natural de Santo Amaro da Imperatriz.

Uma artista além do seu tempo, criava suas obras de artes com diversos materiais: saltos de sapato, cano de PVC, tubos de tinta, inventou inúmeras técnicas. 

As obram podem ser visitadas no museu “O mundo Ovo de Eli Heil” que fica localizado em Santo Antônio de Lisboa, na rodovia SC- 401 em Florianópolis.

Para a autora catarinense: “Arte é uma expulsão dos seres contidos doloridos, em grandes quantidades, num parto colorido”.


galeria de imagens