Secretaria Municipal de Educação

07/06/2019 - Educação
Reforma e ampliação da Escola Paulo Fontes
Prefeitura faz reuniões com a comunidade para relatar o projeto das melhorias

foto/divulgação: arquivo sme

Reunião com a comunidade em Santo Antônio

A Escola Básica Municipal Paulo Fontes, localizada em Santo Antônio de Lisboa, será totalmente reformada e ampliada  pela Prefeitura de Florianópolis.

 

O projeto   precisa da aprovação de alguns órgãos pelo fato da unidade educacional estar no entorno de bem tombado: a  igreja Nossa Senhora das Necessidades, edificada entre  1750 e 1756, e o conjunto histórico de Santo Antônio de Lisboa. 

 

A administração municipal vem explanando a situação em diversos encontros para a comunidade escolar. Um deles ocorreu na última quarta-feira com a presença do secretário de Educação, Maurício Fernandes Pereira , e equipe; pais;  estudantes; Conselho Municipal de Educação; e  vereadores. 

 

O projeto  arquitetônico, salienta o secretário de Educação,  será analisado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SMDU), Serviço do Patrimônio Histórico, Artístico e Natural do Município (Sephan), Fundação Catarinense de Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico  e  Artístico Nacional (Iphan).

 

A unidade educativa passará por reforma que incluirá substituição de toda cobertura, forro, piso cerâmico, rede elétrica, hidrossanitária e comunicação. Todas as salas serão equipadas por aparelhos de ar- condicionado .  Haverá um elevador e construídos banheiros  na parte superior do prédio.

 

Na parte inferior,  a cozinha e o refeitório serão ampliados, bem como passarão por melhorias as salas de informática , laboratório de ciências e a área  administrativa. Do portão até a escola, o acesso será coberto. Uma  sala multiuso e uma sala multimeios, para atender estudantes com deficiência, serão  construídas próxima.  A quadra de esportes. será reformada e uma quadra de areia e um playground  estão previstos para a escola.

 

Após o projeto arquitetônico  básico aprovado, serão concebidos os projetos  complementares, que deverão  passar pelo Corpo de Bombeiros e pela Vigilância Sanitária. Na sequência, a Prefeitura abrirá processo licitatório para que seja indicada a empresa que ficará incumbida de fazer a obra. Conforme o secretário de Educação,  Maurício Fernandes , a ideia é que os trabalhos iniciem no segundo semestre deste ano.


galeria de imagens