Secretaria Municipal de Educação

18/06/2019 - Educação
Crianças do Neim Cristo Redentor ajudam a preparar sorvetes saudáveis
O objetivo da atividade foi possibilitar uma vivência alimentar diferenciada

foto/divulgação: arquivo sme

Os pequenos puderam escolher entre seis sabores de sorvete

A garotada do Núcleo de Educação Infantil Municipal de Florianópolis Cristo Redentor, no Centro, adora comer frutas. Pensando nisso, as professoras Rosicleia Viviane Simões Porto e Andreza de Espíndola organizaram uma sorveteria saudável com o apoio da nutricionista Halana Ataíde e de todos os profissionais da unidade.

 

O cardápio contou com vários sabores preparados somente com frutas, tendo como base a banana. Por não conter leite e açúcar, crianças com restrições aos ingredientes puderam consumir o alimento.

 

Os pequenos optaram entre banana, abacaxi, abacate, manga, manga com maracujá e maracujá. Para acompanhar, havia frutas picadas, bolacha triturada e calda feita de mingau de cacau.

 

O objetivo da atividade foi possibilitar uma vivência alimentar diferenciada, estimulando a autonomia e respeito às especificidades das crianças, dando opções de escolha durante o buffet de sorvete.

 

Para deixar a atividade mais divertida, o refeitório foi organizado e decorado para que as crianças de um a seis anos aproveitassem o momento. Alguns familiares estiveram presentes auxiliando o processo.

 

Os pequenos participaram da preparação desde a higienização e descasque das frutas. Também dividiram em porções os ingredientes, para serem acondicionadas no freezer para posterior preparo das receitas. Por fim, ajudaram na produção do sorvete final.

 

As cascas foram reaproveitadas pela professora Vanessa, que propôs suas reutilizações na confecção de mosaicos que ficaram expostos no espaço do refeitório mesmo após a finalização da proposta.  


galeria de imagens