Secretaria Municipal de Educação

10/07/2019 - Educação
Secretaria de Educação distribui jogo com tema de cidadania
O tabuleiro aborda conceitos dos direitos humanos

foto/divulgação: arquivo sme

Turma 51 da EBM João Gonçalves Pinheiro

A Prefeitura de Florianópolis distribuiu para as unidades educativas tabuleiros do “jogo da cidadania”. Com o objetivo de estimular reflexões sobre a promoção e defesa dos direitos humanos, o brinquedo traz temas sobre questão étnico-racial, a temática de gênero, a criança, o trânsito e a questão geracional, abordando a realidade dos idosos e as pessoas com deficiência.

 

O projeto criado pelo Movimento Nacional de Educação no Trânsito (Monatran), em parceria com a Secretaria Especial dos Direitos Humanos, contemplará os estudantes do 3º ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino.

 

O jogo foi apresentado a todos os professores dos anos iniciais da Prefeitura, junto com uma formação, falando sobre a temática trânsito, coordenada pelo professor Charles Schnorr, em parceria com Laboratório de Transporte e Logística (LabTrans) da UFSC e Rede Vida no Trânsito.

 

Os educadores que participaram da formação tiveram a oportunidade de levar o jogo para as escolas.  Outros foram distribuídos pela Secretaria Municipal de Educação para os estabelecimentos de ensino que mostraram interesse em adquirir o tabuleiro. 

 

Para o secretário de Educação, Maurício Fernandes Pereira, esses tipos de jogos favorecem não apenas os valores relacionados à cidadania, mas também, reforçam conceitos de uma boa convivência no trânsito e por uma sociedade mais igualitária com mais respeito, cooperação e mais relacionamentos humanos.

 


galeria de imagens