Secretaria Municipal de Educação

16/08/2019 - Educação
Estudantes da EJA de Florianópolis exibem curtas em festival audiovisual
As películas foram produzidas e elaboradas por nove núcleos da modalidade de ensino

foto/divulgação: arquivo sme

A pré-estreia será no dia 19 de agosto, às 20h, no Teatro UBRO

Luz, câmera e ação... No dia 21 de agosto, às 19h30, em todos os núcleos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA), simultaneamente, os estudantes da modalidade de ensino estarão exibindo os curtas produzidos por eles mesmos no “Festival do Minuto da EJA de Florianópolis”.

 

Pelo segundo ano consecutivo, o Festival de filmes trará para o público, produções audiovisuais independentes, elaboradas por estudantes de nove núcleos da EJA, abordando as experiências pessoais e coletivas vivenciadas. A proposta pedagógica que tem a pesquisa como princípio educativo.

 

“O Festival do Minuto visa também, a exposição dos vídeos e a discussão da autoria e protagonismo dos estudantes da EJA. Bem como, o incentivo ao uso de outras ferramentas e novas linguagens que possam ser exploradas no universo de aprendizagem”, explica o secretário de Educação, Maurício Fernandes Pereira.

 

Os curtas também serão exibidos, em uma pré-estreia, no dia 19 de agosto, às 20h, no Teatro UBRO.

 

O evento é uma produção da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, com apoio da Fundação Franklin Cascaes.

 

Sinopses

O curta "Relato de Vida em Aberto", desenvolvido pela estudante Silvia Regina Goulart, do núcleo Norte I, traz o relato de Silvia sobre importância de voltar a estudar e, de como isso, a ajudou a superar traumas e não desistir de sonhos.

 
Já o estudante Oz de Oliveira, do núcleo Continente II, da turma da EJA PopRua, para moradores em situação de rua, recita no curta "Pão com Spray de Pimenta", um poema sobre o que nos restou da liberdade hoje em dia.