Secretaria Municipal de Educação

23/08/2019 - Educação
Três escolas são classificadas para a Feira Catarinense de Matemática
Projetos foram apresentados na em evento na Escola Básica Municipal Herondina Medeiros Zeferino

foto/divulgação: arquivo sme

Ao todo, 70 trabalhos de Ciências e Matemática foram expostos.

Os números envolvidos no processo de confecção de uma roupa, questões sobre consumismo e moda e a matemática presentes no trânsito. Estes foram os trabalhos de escolas da Prefeitura de Florianópolis selecionados para a XXXV Feira Catarinense De Matemática.

 

Os projetos foram apresentados na V Feira Municipal de Matemática, V Feira Municipal de Ciências e VI Feira Regional de Matemática, que ocorreu nesta quinta-feira, na Escola Básica Municipal Herondina Medeiros Zeferino, no bairro Ingleses.

 

Ao todo, 70 trabalhos de Ciências e Matemática foram expostos. Quatorze unidades da rede municipal de ensino e uma creche conveniada estavam inscritas. As escolas básicas municipais Luiz Cândido da Luz (Vargem do Bom Jesus), Intendente Aricomedes da Silva (Cachoeira do Bom Jesus) e José Amaro Cordeiro (Morro das Pedras) tiveram projetos classificados para a feira estadual de Matemática. Todos os estudantes receberam medalhas e certificados de participação.

 

O secretário de Educação Maurício Fernandes Pereira ressalta a importância de eventos educativos no ano letivo: “quando promovemos estas iniciativas para os estudantes, temos a intenção de provocar o interesse deles a pensarem em projetos e despertar a curiosidade para novas temáticas, fazendo deste espaço um local de conhecimento coletivo”.

 

A matemática no universo da moda

Um grupo de estudantes do 7º ano da Escola Básica Municipal Intendente Aricomedes da Silva, na Cachoeira do Bom Jesus, conceberam um trabalho sobre a matemática no universo da moda, orientado pela professora Flaviana Cristina Meneguelle. A ideia inicial foi do colega de sala Weslley Nunes de Oliveira, que é autista.

 

Para a realização do trabalho, o grupo teve de entender o processo de confecção de uma roupa, a partir da utilização de molde, o que demanda conhecimento matemático para fazer uma tabela de medidas. Na parte financeira, os estudantes abordaram os gastos necessários para a produção de uma peça, bem como os valores de venda e o lucro.

 

Trânsito e Matemática: Cálculo pela vida

As estudantes do sétimo ano Giovana Bayestorff Müller e Mirela Layara Lourenço de Almeida, da Escola Básica Municipal José Amaro Cordeiro, no Morro das Pedras, foram classificadas para a Feira Estadual com o trabalho “Trânsito e Matemática: Cálculo pela vida”. O projeto teve parceria com a Guarda Municipal de Florianópolis, que ofereceu palestra à turma e o material educativo distribuído no evento.

 

Orientado pela professora Emiliana Aparecida Corrêa, o trabalho tinha por objetivo conhecer mais sobre o trânsito, verificar a matemática presente em cada detalhe estudado, aplicando os conteúdos que foram abordados no 2º bimestre e outros que surgiram no decorrer do projeto.

 

Consumismo e Moda 

A Escola Básica Luiz Cândido da Luz, localizada no bairro Vargem Grande, foi classificada através do trabalho “Consumismo e Moda” das estudantes Graziely Kauani De Albuquerque e Pamela Lais Musso, orientado pela professora Scarlett Kehl.

 

A dupla buscou conscientizar a comunidade escolar sobre os impactos ambientais causados pelo consumismo da moda. Uma vez que a indústria têxtil é importante geradora de desenvolvimento econômico e social, mas em contrapartida comporta-se como grande responsável por impactos ambientais, seja pelo consumo de recursos naturais esgotáveis, como pela geração de resíduos sólidos. Além de produzir grandes impactos sociais, desvalorização do trabalhador e envio de resíduos sólidos, como, por exemplo, sobras de tecidos e peças de vestuário, de empresas de países de primeiro mundo para países subdesenvolvidos.


galeria de imagens