Secretaria Municipal de Educação

24/10/2019 - Educação
Bolo com casca de banana será servido em escolas e Neims da PMF
A ação faz parte das atividades realizadas pela rede municipal de ensino na Semana Lixo Zero

foto/divulgação: Arquivo SME

Aproveitamento total da fruta

 

A Prefeitura de Florianópolis, na Semana Lixo Zero, está realizando práticas na rede municipal de ensino pela conscientização sobre o uso integral de alimentos, evitando o descarte de partes comestíveis que podem ser aproveitadas, como talos e cascas, e fazer parte de uma refeição nutritiva, atrativa e saborosa.
 
Estimativas da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) apontam que, dos 268,1 milhões de toneladas de alimentos disponíveis no País em 2013, quase 10% foram perdidos.
 
Em Florianópolis, os dados também são alarmantes. Segundo a Autarquia de Melhoramentos da Capital, Comcap, do total de 209 mil toneladas de lixo produzido em um ano 24% são restos de alimentos. 
 
Em uma proposta das nutricionistas da rede municipal de ensino, nesta sexta-feira, 25 de outubro, constará no cardápio de todas as unidades um bolo de banana feito com o aproveitamento integral da fruta. A receita será disponibilizada às famílias das crianças e adolescentes.
 
Outras atividades ocorreram na programação da Semana Lixo Zero, como uma oficina de consumo consciente e descarte zero, na Escola Básica Municipal Retiro da Lagoa, e uma oficina culinária de aproveitamento integral dos alimentos, em que fizeram um biscoito de casca de goiaba, na Escola Básica Municipal Osvaldo Galupo, localizada no Morro do Horácio.
 
A nutricionista Halana Ataíde, que ministrou a oficina de biscoitos para a turma do 5º ano,  explica que “quando entendemos que nossas escolhas têm consequências e que somos responsáveis por ela, podemos fazer a diferença”.
 
O secretário de Educação de Florianópolis, Maurício Fernandes Pereira, reforça a importância da Semana Lixo Zero e afirma que as ações promovidas nas unidades visam mostrar para a comunidade escolar que é possível mudar hábitos nocivos ao meio ambiente de forma prática.
 
“Estimular que as pessoas saiam da zona de conforto e enxerguem novas possibilidades em atividades cotidianas é um caminho para a conscientização coletiva”, completa. 


galeria de imagens