Secretaria Municipal de Educação

31/10/2019 - Educação
Professor italiano realizará palestra para profissionais da educação
Antonio Gariboldiparticipará de seminário que busca compartilhar o percurso de elaboração de um instrumento de avaliação de contexto na educação infantil da rede municipal de ensino

foto/divulgação: Arquivo SME

A equipe de educação infantil da rede municipal de ensino e o professor Antonio Gariboldi

 O italiano Antonio Gariboldi ministrará uma palestra no II Seminário de Avaliação de Contexto na Educação Infantil da rede municipal de ensino de Florianópolis (RME).

 

O evento, articulado por intermédio da Secretaria de Educação, ocorrerá nesta sexta-feira, 1º de novembro, no auditório do Senac, das 8h às 17h. O Senac está localizado na rua Silva Jardim, nº 360, Prainha.

 

O seminário tem por objetivo compartilhar o percurso de elaboração de um instrumento de avaliação de contexto, em processo de escrita, que um grupo de trabalho que representa os profissionais da educação infantil da rede municipal de ensino está realizando desde setembro de 2018.

 

Antonio Gariboldi é professor doutor, associado do Departamento de Educação e Ciências Humanas da Università Degli Studi di Modena e Reggio Emília - Unimore/Itália. 

 

Seu objeto de estudo é a educação infantil e atua em temas relacionados à avaliação da qualidade dos ambientes, segundo uma abordagem participativa, transacional e formativa, utilizando a pesquisa-ação e o aprimoramento dos processos de autoavaliação.

 

Gariboldi irá dialogar com os profissionais em duas palestras: “Princípios teóricos -metodológicos de experiências na Emilia Romagna” e “A participação na avaliação de contexto: um instrumento elaborado a muitas mãos”. As palestras serão mediadas pela professora doutora Catarina Moro, da Universidade Federal do Paraná – Ufpr.

 

Segundo o secretário de Educação Maurício Fernandes Pereira, o principal objetivo do evento é aprofundar a perspectiva teórica e metodológica do tema na educação infantil para que  tome parte das políticas públicas de avaliação.

 

Programação:

  

8h – Credenciamento

8h30 – Abertura

8h45 – Palestra: Avaliação de Contexto na educação infantil: princípios teóricos-metodológicos de experiências na Emilia Romagna (Itália)

Professor Dr. AntonioGariboldi – UniversitàDegli Studi di Modena e Reggio Emília (Unimore/Itália)

Mediadora: Professora Dr. Catarina Moro – Ufpr

10h – Café

10h30 – Continuidade da palestra

12h – Almoço

13h30 – Socializando a experiência: o percurso de elaboração do instrumento de avaliação de contexto na educação infantil da rede municipal de ensino de Florianópolis

- Grupo de trabalho da avaliação de contexto

15h30 – Café

16h – Palestra: a participação na avaliação de contexto um instrumento elaborado a muitas mãos

Professor Dr. Antonio Gariboldi - UniversitàDegli Studi di Modena e Reggio Emília (Unimore/Itália)

Mediadora: Professora Dr. Catarina Moro – Ufpr