Secretaria Municipal de Educação

17/01/2020 - Educação
Vinte três trabalhos são selecionados para o COEB 2020
O evento ocorrerá nos dias 4 e 5 de fevereiro no Centro de Eventos da UFSC

foto/divulgação: Rafael Rosseti

Os trabalhos estão divididos por duas modalidades ‘Comunicação Oral de Pesquisa” e “Relatos de Experiência”

A Secretaria Municipal de Educação da Capital divulgou os 23 trabalhos selecionados para a apresentação no 9º Congresso de Educação Básica, o COEB 2020.

 

Todos os anos, a Prefeitura realiza o maior evento de Educação na grande Florianópolis, nele além das palestras e conferências, são apresentadas práticas desenvolvidas por professores da rede municipal de ensino (RME) nas unidades educativas e também pesquisas desenvolvidas, nos estabelecimentos de ensino do município, por profissionais da educação da RME ou de outras redes de ensino em seus mestrados e doutorados.

 

Os trabalhos estão divididos por duas modalidades ‘Comunicação Oral de Pesquisa” e “Relatos de Experiência”. Nessas modalidades os profissionais inscrevem-se em um desses três eixos: política e gestão, currículo e práticas pedagógicas e formação inicial ou continuada.

 

O Congresso, que será realizado nos dias 4 e 5 de fevereiro, tem como tema central a “Educação Pública: sujeitos, direitos e práticas”, buscando direcionar o olhar para as formas como são constituídos os processos de ensino e aprendizagem e de gestão nos espaços educativos com vistas a uma educação pública de qualidade social.  

 

Confira os selecionados

  

Na modalidade de Comunicação Oral de Pesquisa

  

  • Jaqueline Maria Coelho Maciel - Praticas de letramento na educação infantil: Elementos para pensar a formação da atitude leitora e produtora de textos com crianças pequenas

 

  • Zoleima Pompeo Rodrigues - A inserção na relação educativo-pedagógica na educação infantil

 

  • Lurdete Castelan Novicki - O Ensino Fundamental de nove anos e a passagem do ofício de criança para o ofício de aluno

 

  • Cintia Cardoso - Branquitude na educação infantil: Um estudo sobre a educação étnico-Raciais em uma unidade educativa no município de Florianópolis/SC 

 

 

  • Jaymini Pravinchandra Shah - O ato criador como práxis arte/educativa na formação de professores de Artes visuais

 

  • Elaine Cristina Pamplona Seiffert - Experiências educacionais inclusivas compartilhadas

 

  • karine Jouline Martins - Oficinas de cinema: olhares e participação de crianças e jovens na escola

 

 

  • Camila da Silva Santana - Juventudes negras pertencimento racial e reconhecimento em uma comunidade de traços açorianos no sul do Brasil

 

  • Elisangela Melnik Trombetta - O saber discente e a relação com a escola numa atmosfera permeada de dificuldades, impasses e situações de ‘fracasso escolar’”

 

  • Daniela Guse Weber - Pacto Nacional pela alfabetização na idade certa: Contribuições á prática pedagógica de Professores que ensinam matemática nas classes de alfabetização

 

Na modalidade Relato de Experiência

 

  • Eder Sumariva Rodrigues - Teatro Lambe-Lambe: uma proposta pedagógica aplicável ao ensino do teatro em sala de aula - da concepção a apresentação teatral, da tradição a contemporaneidade

 

  • Stefany Julia Pazin Dias - Pensando a Educação Infantil como espaço de criação de vínculos e memórias para infância

 

  • Melize Neves de Melo Daniel - Escola do Futuro – Inovações da Prática Docente

 

  • Marcia Bressan Carminati e Fernanda Biazin Esteves Petrucio - Sábado Cultural com entrega de boletins: construindo novas estratégias de aproximação da comunidade escolar

 

  • Carla Peres Souza - Vivências na Educação matemática em um projeto de educação Integral no Anos Finais do Ensino Fundamental

 

  • Barbara Luiza Ludvig Rodrigues - A docência compartilhada como base para o planejamento das ações e relações educativo-pedagógica
  • Vívian de Camargo Coronato e Gabriela Albanás - Reciclando sonhos: catadores (as) de materiais recicláveis como sujeito da EJA

 

  • Deise Muller e Fabíola dal Bianco P. Barbas - A transição da Educação Infantil do grupo G6 para o 1° do Ensino Fundamental

 

  • Ana Carolina Rodrigues Herreira e Elton Francisco - Olhares da EJA: História, Geografia e encantos da ilha

 

  • Charles Caubi Brandão e Claudia de Almeida Tem Caten - Territórios Brincantes: uma organização metodológica de trabalho coletivo

 

  • Nataliê Andiara Be Cardoso - Os encontros de grêmios estudantis das escolas municipais de Florianópolis: processo de formação continuada exercício de cidadania

 

  • Marina Mariah Scariot e Rubia Eneida Holtz - Bairro Educador, o início de uma jornada: construção colaborativa de uma cidade educadora

 

  • Maria Isabel Ramos Alves e Monique Ouriques Maia - Ressignificando a Prática Pedagógica do 1° ano com o olhar atento na transição de educação Infantil