Secretaria Municipal de Educação

12/02/2020 - Educação
Prefeitura de Florianópolis inaugura a primeira Escola do Futuro
A unidade educacional de Ratones, Mâncio Costa, irá oferecer ensino em tempo integral para os estudantes

foto/divulgação: Cristiano Andujar

As aulas na unidade começam no dia 17, próxima segunda-feira

O primeiro dia letivo da rede municipal de ensino de Florianópolis foi marcado pela inauguração da nova Escola Básica Municipal Mâncio Costa, em Ratones. A unidade, com capacidade para até 560 estudantes, faz parte do modelo de Escola do Futuro. Contempla o ensino de múltiplas linguagens, como Português, Inglês, Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Letramento Digital. Este último item refere-se a modos de ler, escrever e interpretar informações, códigos e sinais verbais e não verbais com o uso de dispositivos digitais.

 

São 5.627,56m² de área construída, com 13 salas de aula, auditório, biblioteca, sala de expressão corporal, ginásio de esportes e quadra descoberta. A Prefeitura investiu de R$12 milhões na Mâncio Costa.

 

Uma das inovações sustentáveis utilizadas na unidade é a utilização da água da chuva em casos como limpeza da unidade, descarga dos banheiros e na jardinagem. Isto é possível porque, na construção, há uma laje técnica com capacidade para armazenar 48 mil litros de água.

 

Segundo o prefeito da Capital, Gean Loureiro, este modelo educacional foi planejado para que os estudantes tenham um futuro promissor, para que a capacitação de profissionais aconteça desde o 1° ano do ensino fundamental.

 

“Buscamos que quando um estudante se forme na rede municipal de ensino, ele saia preparado para o mercado de trabalho. A Escola do Futuro foi criada para servir de modelo nacional, queremos ser laboratório de pesquisa para o país inteiro, por conta da inovação e qualidade no ensino”, salienta.

 

O Secretário de Educação da Capital, Maurício Fernandes Pereira, explica que a metodologia está voltada a um modelo de ensino integrado, em que a criatividade e a pesquisa são os principais estímulos. “O estudante será incentivado a conquistar autonomia”, acrescentou.

 

Maurício frisa que os estudantes participarão de experiências e vivências conectadas ao seu mundo real, focadas em resolver situações existentes, proveniente de sua curiosidade e busca de aprendizagem tanto da realidade interna como do mundo externo.

 

Início das aulas

 

A partir do dia 17 de fevereiro, próxima segunda-feira, os estudantes do 1º ao 3º ano terão aula em período integral. Das 8h às 17h, dentro do currículo, serão ofertadas aulas como empreendedorismo educacional, artes cênicas e visuais, música, ambiente e sustentabilidade, dança, esporte e movimento.

 

Do 4º ao 9º ano, as aulas são em meio período e, no contraturno, há projetos de ampliação da jornada escolar, como clube da língua portuguesa e rádio escolar. A unidade conta com diversos ambientes pedagógicos, a exemplo do laboratório de ciências e sala multimeios. Há também o espaço maker, que tem possibilita ao estudante, construir, modificar e fabricar os mais diversos tipos de objetos e projetos com suas próprias mãos, ressignificando as aprendizagens e concretizando saberes. 


galeria de imagens