Secretaria Municipal de Educação

25/05/2020 - Educação
Crianças com deficiências da rede municipal de Florianópolis ganham tablets para estudarem em casa
Ação beneficia matriculados na Escola do Futuro da Tapera

foto/divulgação: Arquivo SME

Felipe utilizando o tablet adquirido e disponibilizado pela Secretaria de Educação de Florianópolis

Os estudantes com deficiências da Escola Básica Municipal de Florianópolis Tapera, conhecida como Escola do Futuro, estão com mais recursos para executarem as atividades em domicílio. As cinco crianças receberam tablets por parte da direção da unidade de ensino. Felipe, Pedro e Gabriela possuem deficiência intelectual e Victor e Iago têm transtorno do espectro autista.

 

 

 

Adquiridos pela Secretaria de Educação, os tablets são da sala informatizada da escola. “Nós liberamos para os estudantes, fizemos um termo de responsabilidade que cada família assinou”, frisa a diretora Melize Daniel.

 

 

 

Todos esses estudantes têm acesso à internet. Mas, por exemplo, esclarece a professora de educação especial, Maria Edilene, há situações em que só um membro da família tem telefone celular, como o pai.

 

 

 

“Ao ir trabalhar, esse pai leva o aparelho”, diz. Em outra família, há três irmãos e existe apenas o telefone da mãe, relata a professora.

 

 

 

Familiares de três crianças estiveram na escola para buscar o equipamento. Nos outros dois casos, a professora Maria Edilene, que teve o apoio da secretária Angelita Naibert, levou os tablets até a casa dos estudantes. “Os pais estavam impossibilitados de se deslocarem à Escola do Futuro”.

 

 

 

A cada 15 dias são organizados kits com jogos pedagógicos e atividades adaptadas. Os familiares vêm pegar esses materiais e levam o material concreto para apoio de matemática. Há aluno que não precisa de material adaptado, mas necessita de apoio do material concreto, também chamado de material manipulável.

 

 

 

Foram providenciadas ainda atividades impressas coloridas feitas na sede da Secretaria de Educação.

 

 

 

Os jogos são da escola e os responsáveis pelas crianças os devolvem para que sejam repassados para outros estudantes. É feito um rodízio para que todas tenham acesso a eles. A escola preza pela higienização dos jogos.

 

 

 

É uma orientação da Secretaria de Educação para que as unidades de ensino atendam e acompanhem os estudantes de acordo com a realidade de cada família. “A Escola Tapera realizou as ações com todo cuidado neste momento de quarentena segundo as especificidades das crianças e adolescentes, pois alguns deles necessitam de recursos para avançar no seu processo de aprendizagem e a rede não pretende ficar alheia a esses estudantes”, salienta o titular da Educação, Maurício Fernandes Pereira.


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