Secretaria Municipal de Educação

18/05/2022 - Educação
NO NEIM DO FUTURO CRIANÇAS APRENDEM SOBRE CULTURA MAKER BRINCANDO COM MASSINHA DE MODELAR ELÉTRICA
As turminhas desenvolveram autoria e o protagonismo infantil

foto/divulgação: Arquivo SME

O objetivo foi unir a brincadeira à cultura maker

 

No NEIM do Futuro Doralice Maria Dias, localizado na Vargem do Bom Jesus, o professor de tecnologia educacional Thiago Alves elaborou uma atividade com massinhas de modelar elétricas com crianças de 4 a 6 anos, dos grupos infantis G4, G5 e G6.
 
O objetivo foi unir a brincadeira à cultura maker, que tem como conceito o “faça você mesmo” e incentiva os pequenos a construírem, consertarem ou criarem seus próprios objetos, dando espaço para a autoria e o protagonismo infantil.
 
Com massinha de modelar, materiais  de robótica que estavam disponíveis na unidade educativa - baterias, cabos e leds - e uma fonte de alimentação 5V providenciada pelo professor, as crianças puderam observar o funcionamento de um circuito elétrico, a maneira que acontece o contato, a condução e a interrupção da corrente.
 
Isso ensinou a elas a diferenciar os sinais de positivo (+) e negativo (-) e correlacionar as cores vermelho e preto respectivamente, além de  desenvolver o senso de colaboração e coletividade através do compartilhamento de objetos na ação de construir e desconstruir objetivos.
 
O educador Thiago Alves conta que esse trabalho proporcionou aos pequenos uma visualização global de um projeto, e possibilitou que elas identificassem o início, meio e fim de um circuito, e auxiliou no amadurecimento da proatividade da garotada no sentido de identificar e resolver problemas.
 
Conforme o secretário de Educação, Maurício Fernandes, ao trabalhar com massinha de modelar, é despertada a imaginação, criatividade e habilidades manuais das crianças.” É muito legal os pequenos aprenderem com leveza e descontração”.


galeria de imagens