Secretaria Municipal de Educação

26/05/2022 - Educação
Estudantes da rede municipal conhecem os ecossistemas da Ilha da Magia através da leitura
Iniciativa foi realizada pela professora de geografia da Escola Básica Dilma Lúcia dos Santos

foto/divulgação: Arquivo SME

Livro trabalhado na inciativa “Saru, o guerreiro da floresta”, de Maurício Graipel

 

Aprender as características de alguns ecossistemas da Ilha de Santa Catarina por meio da leitura foi o objetivo do projeto interdisciplinar realizado com as turmas do 6º ano da Escola Básica Municipal Dilma Lúcia dos Santos, localizada na Armação.
 
O livro trabalhado na iniciativa foi “Saru, o guerreiro da floresta”, de Maurício Graipel, que narra as aventuras de um gambá de pelagem branca tentando sobreviver nos mais diversos ambientes, desde os urbanos até a Mata Atlântica. 
 
A obra faz parte do acervo do Clube da Leitura do Departamento de Bibliotecas Escolares e Comunitárias (Debec) e foi escolhida pela professora de geografia Lílian Claudete Oda Ferreira.
 
“Nós nos sentamos no gramado, embaixo das sombras das árvores, e fazemos uma leitura compartilhada. Eu começo a ler e os estudantes dão continuação fazendo pausas para realizar comentários e levantar curiosidades sobre o tema”, comenta Lílian.
 
Após o término da leitura do livro, será feito um bate-papo com o escritor Maurício para sanar todas as dúvidas da garotada.
 
Eles também poderão vivenciar os conteúdos abordados em sala de aula através de saídas de campo organizadas pela professora em parceria com a Escola do Mar, para a Lagoa do Peri, Armação, Trilha do Saquinho e Naufragados.


galeria de imagens