Secretaria Municipal de Educação

23/05/2023 - Educação
Educação de Florianópolis na torcida por pedagoga que pratica goalball
Daiani Domingos foi convocada para participar de campeonato no Rio Grande do Sul

foto/divulgação: Arquivo SME

Daiani Domingos foi convocada para participar de campeonato no Rio Grande do Sul

 

A pedagoga Daiani Domingos dará um tempo em seus trabalhos de  revisora no  Centro de Apoio Pedagógico e Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP)  da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis. É por uma boa causa. Ela deixará de lado os livros para vestir a camisa da Associação Catarinense de Esportes Adaptados, a Acesa,  em uma competição. Ela foi convocada para disputar o Campeonato Regional Sul de Goalball que ocorrerá em Porto Alegre (RS)  entre os dias 30 de maio e 4 de junho.
 
O goalball, modalidade paralímpica, foi desenvolvido exclusivamente para pessoas com deficiência visual. Cada equipe conta com três jogadores titulares e três reservas. De cada lado da quadra, há um gol com 9m de largura e 1,30m de altura. 
 
Os atletas são, ao mesmo tempo, arremessadores e defensores. O arremesso deve ser rasteiro ou tocar pelo menos uma vez nas áreas obrigatórias. O objetivo é balançar a rede adversária.
 
Aos 42 anos de idade, a convite de uma amiga,  Daiani pratica goalball desde 2001, com alguns intervalos. “Acabei me identificando com o esporte e treino até hoje”. Para elas, os benefícios são os mais diversos com esse jogo. Entre eles, estão a socialização entre pessoas com deficiência visual, maior independência motora,  melhora no condicionamento físico e a elevação da autoestima.  
 
Os treinos das equipes  masculina e feminina de goalball da Acesa acontecem três vezes por semana nas dependências da Universidade Federal de Santa Catarina , parceira da Associação Catarinense de Esportes Adaptado.
Daiani Domingos tornou-se funcionária da Prefeitura de Florianópolis em 2011.  O CAP, local de trabalho da pedagoga, é responsável por produzir conhecimento, assessorar junto à Gerência de Educação Especial as unidades educativas da rede municipal de ensino relacionados  à cegueira e à baixa visão.  Há elaboração, produção e adaptação de materiais táteis, digitais e ampliados. 
 
Além disso, o setor presta assistência à comunidade com o empréstimo de materiais e suporte técnico pedagógico referente à  deficiência visual.
 

CURIOSIDADES SOBRE O GOALBALL

 
-A quadra tem as mesmas dimensões das de vôlei. 
 
-As partidas são realizadas em dois tempos de 12 minutos, com 3 minutos de intervalo. 
 
-A bola tem um guizo em seu interior para que os jogadores saibam sua direção.  
 
-Não pode haver barulho no ginásio durante a partida, exceto no momento entre o gol e o reinício do jogo e nas paradas oficiais. 
 
-A bola, tem 76 cm de diâmetro e pesa 1,25 kg, mais ou menos do tamanho da de basquete.
 
-O  austríaco Hanz Lorezen e o alemão Sepp Reindle criaram, em 1946,  o esporte direcionado aos veteranos da Segunda Guerra Mundial que haviam perdido a visão.
 
 -A apresentação do goalball foi feita nos Jogos de Toronto, 30 anos depois.
 
- A partir dali, passaram a ser organizados campeonatos mundiais e, em 1980, a modalidade estreou nas Paraolimpíadas de Arnhem. As mulheres entraram para a disputa em 1984.
 
-No Brasil, o goalball começou a ser praticado em 1985 e, 10 anos depois, a seleção nacional já conquistou a medalha de prata nos Jogos Parapan-Americanos de Buenos Aires.
 
- A estreia nos Jogos Paralímpicos foi em Pequim-2008.

 


galeria de imagens